Matéria-877490

Mengão a caminho

Passada a eleição, todas as atenções voltam-se para Ceará x Flamengo, quarta, no Castelão. Mais uma vez no caminho alvinegro o famoso técnico Vanderlei Luxemburgo, o mesmo que, quando dirigia o Palmeiras, Dimas despachou da Copa do Brasil de 1994 em pleno Estádio Palestra Itália. O Luxa, após fracasso no Atlético/MG, esboça a reação no Flamengo. Ele encontrará novamente Dimas Filgueiras. O Ceará tem 4 pontos de vantagem sobre o Flamengo e também duas vitórias a mais. O Vozão perde apenas no saldo de gols. Não gostei do Ceará no empate (1 x 1) com o Atlético/GO. Gostei de sua produção na vitória sobre o São Paulo. Se quiser ganhar do Flamengo, o alvinegro terá de retomar o que fez na penúltima partida. Detalhe importante: desta vez não terá Vicente, um dos baluartes da vitória sobre o São Paulo.

Otimismo

Na entrevista ao Debate Bola (TV Diário), o futuro presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, mostrou-se otimista. Traçou planos e elogiou o apoio que o atual presidente, Renan Vieira, vem oferecendo neste período de transição. Prioridade para a contratação do novo treinador, embora reconheça que isso deva ser feito com cuidado. Mas deixou claro que não poderá demorar porque o Fortaleza já estreia no dia 12 de janeiro no "Estadual 2011" diante do Tiradentes.

Importância dos alas

Foi visível a importância dos alas Boiadeiro e Vicente na vitória sobre o São Paulo. Já em Goiânia, os dois ficaram presos na marcação e não puderam repetir o feito anterior. Dimas não terá Vicente (contundido) contra o Flamengo. Seria normal o retorno de Ernandes, se este não estivesse vindo de contusão. Ernandes teve bons momentos antes de perder a condição de titular. Dimas tem Eusébio como opção. Na frente, a situação de Washington fica mais difícil pelo continuado jejum. O momento é delicado e o próprio Washington parece sentir isso. Nesta parte, Marcelo Nicácio é o homem. Lembram do lance fulminante em que ele assinalou o gol no Corinthians no Pacaembu? Dimas decidirá.

Guarany na decisão nacional

O Bugre sobralense, após eliminar o Araguaina, garantiu vaga na final da Série D. Primoroso o trabalho que o técnico Oliveira Lopes Canindé vem realizando. O Guarany poderá ser o primeiro time cearense a ostentar um título de campeão brasileiro de futebol. A chance é excelente, já pelo qualidade de produção que vem apresentando. Enfrenta o América/AM.

Margem razoável

A distância do Icasa para a zona de rebaixamento ainda é razoável. Mas não pode mais tropeçar em casa tal como naquele jogo com o Asa. Amanhã, o Verdão recebe o São Caetano em Juazeiro do Norte. Jogo que se convencionou chamar de seis pontos porque os dois estão separados por um ponto só: 41 a 40. Brigam na mesma faixa. Só a vitória do Icasa dará mais segurança com relação aos times da zona baixa que tentam aproximação.

Notas & notas

O atacante do Grêmio, Jonas, está cada vez mais folgado na artilharia. Ja marcou 20 gols. A diferença para o segundo colocado, Bruno César, do Corinthians, é de 8 gols. Como faltam seis rodadas, dificilmente perderá a posição. /// Este ano, Vanderlei Luxemburgo já sofreu uma derrota para o Ceará. Ele treinava o Atlético/MG que perdeu por 1 a 0 no Mineirão. O técnico do Ceará era PC Gusmão. O gol do Ceará foi marcado por Washington.

Recordando

Década de 1970. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Breno, Luís Paes, Simplício, Gomes e Louro. Na mesma ordem (agachados): Mano, Paulo Veloso, Facó, Edmar e Fernando Cônsul. Há algum tempo encontrei-me com Marcelino num semáforo. Vez por outra tenho a alegria de rever Mano, Facó e Edmar. Não sei onde andam os demais. (Acervo de Elcias Ferreira).