Matéria-875315

Circunstâncias diferentes

O Ceará tropeçou diante do Atlético/GO em pleno Castelão. O empate (0 x 0) frustrou a torcida. Na época a situação era diferente de hoje. O Ceará estava na fase de transição com a saída de PC e a chegada de Estevan Soares. Período difícil que culminaria com o destroço provocado pela contratação do técnico Mário Sérgio.

Hoje, o Ceará recuperou a confiança e há apresentado progresso na produção. O Atlético/GO também cresceu muito, principalmente nos últimos três jogos. Bateu no Corinthians no Pacaembu (3 x 4), ganhou do Vasco da Gama no Serra Dourada (2 x 0) e superou o Guarani no Brinco de Ouro em Capinas (0 x 1). Portanto, duas vitórias dentro de São Paulo e uma em casa. Há que se respeitar, pois, a notável reação dos goianos. Detalhe: o Atlético/GO estava na zona de rebaixamento, quando esteve aqui. Hoje já é o 14º.

Segundo round

O técnico Renê Simões, hoje no comando do Atlético/GO, esteve no Ceará. Não correspondeu. Fez bobagens. Uma delas: afastamento sumário do ídolo Adilson. Pagou caro: os goleiros que Renê trouxe começaram a papar frangos. Resultado: cedo Renê foi mandado embora. No Atlético/GO, porém, Renê tem feito elogiável trabalho. Tirou o time da zona maldita e vingou-se do Ceará quando do empate no Castelão. Hoje haverá o segundo round, mas numa outra arena.

Outra formação

O time do Ceará, que no Castelão empatou com o Atlético/GO, tem hoje formação diferente. Não mais são titulares o goleiro Diego, Oziel, Ernandes e Misael. E Washington, que foi titular naquele jogo, hoje disputa posição com Marcelo Nicácio, embora esteja confirmado de início pelo técnico Dimas. Eric Flores, que também enfrentou o Atlético, nem mais está em Porangabuçu. Hoje o Ceará tem os alas Boiadeiros e Vicente jogando muito.

O ataque ganhou Magno Alves. O Atlético também mudou muito. Dos que enfrentaram o Ceará lá estão como titulares apenas o goleiro Márcio, Thiago Feltri, Pituca e Anailson. Portanto, formações bem modificadas. Hoje, o Atlético/GO é um time perigoso e respeitado.

Com a palavra...

José Mozart Martins, presidente do conselho deliberativo do Fortaleza. Seu papel na reestruturação tricolor será fundamental. Conversei com ele na TV Diário. Notei muito entusiasmo de sua parte. Desde já, terá de acostumar-se com microfones por todos os lados. Seus esclarecimentos serão sempre importantes. Mozart há se mostrado muito aberto e franco.

Notas & notas

Os profissionais de Educação Física do Ceará estão de parabéns! Neste mês, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5) ganhou nova sede (Av. Washington Soares, Edifício Juridical Center). Um espaço moderno e confortável, possibilitando melhor atendimento. Vale a pena conhecer! /// Cristiano Santos, do Memofut, fã do inesquecível Garrincha, lembra a passagem hoje do aniversário de nascimento do Mané. E cobra homenagens.

Curiosidades

Na seleção da 31ª rodada da Série A, feita pelo Sportv, presença de Diego Sacoman, do Ceará. Boiadeiro também poderia ter sido escolhido. /// O meia Miguel Garcia, do Salamanca/Espanha, sofreu parada cardíaca em pleno andamento do jogo, mas foi saldo pela equipe médica que usou desfibrilador. /// Placar inusitado em clássico holandês: Ajax 10 x 0 Feyernoord. Brasileiro Jonathan Reis marcou três gols. /// Dados de Airton Fontenele.

Recordando

Busto do Mané Garrincha no Maracanã. Hoje, 28 de outubro, faz 77 anos do nascimento do grande Mané, o melhor ponta-direita do mundo em todos os tempos. Pelo Botafogo, foi campeão carioca em 1957/61/62 e do Rio/São Paulo 1962/64/66. Bi mundial pelo Brasil 1958/62. Jogou no Botafogo, Corinthians, Portuguesa/RJ, Atlético Junior/Colômbia, Flamengo, Olaria e Milionários da Colômbia.