Matéria-874255

Permanência na Série A

Falta pouco para o Ceará sacramentar matematicamente sua permanência na elite nacional em 2011. Tem 7 jogos
(21 pontos em disputa) a cumprir, 4 fora e 3 em casa. Desde quanto em 2006 a Série A passou a ter apenas 20 clubes, o ano 2009 foi o que exigiu maior pontuação para evitar o rebaixamento: 46. Nesse ano, foi exatamente com 46 que o Fluminense se garantiu na elite. Em 2008, o Náutico se garantiu com 44 pontos. Em 2007, o Goiás com 45 pontos permaneceu na Série A. E em 2006 o Palmeiras com 44 pontos permaneceu na "A". Não vale comparar com os certames de antes de 2006 porque o número de clubes era maior. Em 2004 foram 24 clubes (Botafogo se garantiu com 51 pontos) e em 2005, com 22 clubes, a Ponte Preta com 51 pontos evitou o rebaixamento. Portanto, a situação do Ceará é muito boa. Além disso o seu padrão é confiável.

Segurança

Excelente a entrevista dada pelo goleiro do Ceará, Michel Alves, ao Debate Bola (TV Diário). Falou das dificuldades de um período de transição, mas deixou patente a superação do grupo. Michel conseguiu firmar-se após período de adaptação. Segundo ele, as bolas mais difíceis são as lançadas à média altura na área. Geram sempre indecisão. Foi assim que sofreu dois gols. Mas ele está trabalhando para evitar novas surpresas. Michel Alves revelou-se seguro nas declarações.

Objetivos

O olhar alvinegro é para frente. Está, com justificada razão, pensando terminar na faixa da Copa Sul-Americana. Essa competição ganhou maior prestígio agora que garante vaga na Libertadores. Portanto, sem fantasias, encarando a realidade mesmo, o Ceará vê possibilidades reais de alcançar seu objetivo. /// O Guarany de Sobral tem objetivo claro: ganhar o título nacional da Série D nacional. A subida para a Série C já alcançou, mas quer sacramentar com o título. /// O Icasa, não obstante ter oscilado tanto, está em condições de permanecer na Série B nacional. Para manter a margem será importante bater no Náutico e Bragantino, seus perseguidores diretos, já pela próxima pontuação (40, 38).

Precisa leitura do jogo

Dimas Filgueiras tem dado verdadeiras aulas de leitura de jogo. Na vitória (2 a 0) sobre o São Paulo, foi um baile. E olhe que do outro lado estava Paulo César Carpegiani. Dimas há provado que pode não ter a mesma fama de Scolari, Luxemburgo, Leão e outros do mesmo naipe, mas, em termos de conhecimento de futebol, é tão nível "A" quanto eles.

Variedade

O técnico Luiz Felipe Scolari voltou a mostrar sua arrogância, inclusive contra um jornalista. Se fosse grosseria do Dunga, a mídia teria caído de pau. Mas, como foi o Felipão, passou por menos. Dois pesos, duas medida. /// André Neles, do Icasa, foi incluido pelo site paulista "Futebol Interior" como titular da seleção da rodada da Série B. Justa escolha, diga-se. /// Neymar perdeu mais um pênalti. Se fosse o Geraldo, o mundo desabaria aqui.

Notas & notas

Ceará voltou a ter a defesa menos vazada da Série A: 30 gols. A defesa do Atlético/GO, próximo adversário do Ceará, já sofreu 47 gols. /// Banco de luxo é ter Reina e Marcelo Nicácio à espera do melhor momento para entrar. /// Privilégio de Dimas Filgueiras: ter Diego Sacoman à disposição para quando o grande Heleno não puder atuar. E ter Erivelton no ponto para jogar ao lado de Fabrício ou Anderson na impossibilidade de um destes.

Recordando

Década de 1980. Ferroviário. A partir da esquerda (em pé): Cícero, Nonato Aires, Artur, Lúcio Sabiá, Jeová e Ricardo Fogueira. Na mesma ordem (agachados): Raulino, Terto, Jacinto, ? , Babá. Desse grupo, vez por outra ainda vejo o goleiro Cícero. Faz tempo não tenho notícias de Jacinto e Babá. Ricardo Fogueira retornou para São Paulo, após encerrar a carreira. (Acervo de Elcias Ferreira).