Matéria-871837

Definição nas urnas

Pronto: o destino do Fortaleza está nas mãos dos conselheiros. Encerrado o prazo de inscrições, nomes expostos. O ex-presidente do clube, Ribamar Bezerra, foi muito feliz ao encerrar sua entrevista no programa do Belmino (TV Diário). De forma respeitosa e incisiva, fez conclamação a cada conselheiro: "Examine bem a composição das duas chapas. Depois vote de acordo com sua consciência", afirmou. Essa é a primeira parte e também a mais simples porque mero ato de manifestação da vontade. A segunda etapa, bem mais difícil, será a união das alas. Tarefa que requer jogo de cintura e exercício de engolir sapo. O atual presidente, Renan Vieira, disse que seu maior problema foi ver no clube a divisão de grupos que torciam até mesmo pelo insucesso do Leão. O esforço pacificador deverá ser, pois, o procedimento imediato do futuro presidente.

Paredão

Quem sabe, sabe. Adilson, o paredão, mostrou que não esqueceu seus bons tempos de grandes defesas. No empate com o Vitória (1 a 1) no Barradão, a certeza de que está no pronto para as eventualidades. Agora o técnico Dimas Filgueiras fica na certeza de que a opção para o gol dá tranquilidade. Afinal, Adilson é profissional respeitado dentro e fora de Porangabuçu. Não sei a razão por que um dia o descartaram. Ainda bem repararam o erro e a injustiça.

Jogador se escala

Num tópico, ontem, mostrei como o jogador se escala. Citei o crescimento de produção de Reina, que vai conquistando as graças da torcida. Hoje, faço referência a outro jogador do Ceará que igualmente vem ganhando a confiança da galera. Trata-se de Diego Sacomann. Joga sério, cumpre fielmente as orientações do treinador e alcança o entrosamento necessário. Além disso, sabe conviver com as situações boas e com as situações adversas. Fica no banco sem problemas e faz a parte que lhe toca quando escalado de início. Uma das boas contratações do Ceará este ano. No ataque é que a oscilação continua. Apenas Magno Alves se estabeleceu. Os demais ainda estão em busca de afirmação.

Setentão mais que perfeito

Amanhã, Pelé, o Rei do Futebol, chegará aos 70 anos. Não há como descrevê-lo. Pelé está acima das letras e da criatividade humana. Só podemos dizer que ele é genial, mais que perfeito.  Quando o conheci, em 1959, ele tinha  jeito de menino.

Pelé em Fortaleza

18/07/1959 - No PV, Santos 2 x 2 Fortaleza, 2 gols de Pelé; 7/11/67 - no PV, Santos 5 x 0 Ferroviário, um gol de Pelé; 4/8/68 - no PV, Santos 0 x 0 Ferroviário; 1/10/71 - No PV, Santos 0 x 0 Ceará; 3/12/72 - no PV, Santos 1 x 2 Ceará, gol de Pelé; 23/9/73 - no PV, Santos 0 x 2 Ceará; 23/1/74 - no Castelão, Santos 5 x 1 Fortaleza, dois gols de Pelé. Detalhe: Pelé somente não ganhou do Ceará (duas derrotas e dois empates). Mais detalhes ao lado.

Fora de Fortaleza

O Santos, com Pelé, fez dois jogos com times cearenses fora de Fortaleza: 3/4/1974, em Juazeiro do Norte, Santos 2 x 0 Guarani/J; 18/7/74, na Vila Belmiro, Santos 1 x 1 Fortaleza. Contra cearenses Pelé marcou 6 gols em 9 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas (para o Ceará). Números: na Canarinho Fez 114 jogos (oficiais e não oficiais) e marcou 95 gols. Jogos gerais: 1.367. Total de gols: 1.282. (Dados de Airton Fontenele)

Recordando

1947. Seleção Maranhense. A partir da esquerda: Valter (goleiro, também jogou no Fortaleza), Castelar, Nezinho, Ariel, Cosmo, Erasmo, Inaldo, Mercy, Alberto, Moura e Coelho. Detalhe: Mercy jogou também na Seleção Cearense e América daqui, além de vários clubes pelo Nordeste. Cosmo jogou no Fortaleza. Os cearenses Moura e Coelho nunca atuaram nos times daqui. (Acervo de Jurandy Neves).