Matéria-870488

Pontuação necessária

O Ceará entra na reta final para se garantir na Série A 2011. Faltam apenas oito rodadas para a conclusão do certame (24 pontos em disputa). O Vozão fará 4 jogos em casa e 4 fora. Atualmente com 39 pontos, o Ceará tem amplas condições de cobrir a pontuação necessária para se manter na elite no próximo ano. Em 2006, o Palmeiras, com 44 pontos, permaneceu na Série A, enquanto a Ponte Preta, com 39, padeceu rebaixamento. Em 2007, o Goiás se garantiu com 45 pontos e viu o Corinthians, com 44 pontos, ser rebaixado. Em 2008, o Náutico, com 44 pontos, permaneceu na Série A, enquanto o Figueirense, também com 44, foi rebaixado pelo critério saldo de gols. Em 2009, o Fluminense se garantiu com 46 pontos e viu seu vizinho Coritiba, com 45, despencar para a Série B. Pelo visto, com mais 7 pontos o Ceará estará garantido na "A" 2011.

Copa do Brasil

Eudi Assunção, presidente do Itapipoca, tem todo o direito de pensar alto, projetando ver sua equipe na Copa do Brasil 2011. Motivo simples: o time está bem organizado e com personalidade suficiente para ultrapassar sérias adversidades. Caso agora da classificação sobre o Ferroviário. Ficou em desvantagem diante deste chamado grande da Capital, mas não se intimidou. Deu a volta por cima, eliminando o Ferrão. A Copa Fares Lopes entra na fase mais empolgante.

Margem

Claro que a pontuação citada no comentário inicial poderá sofrer alteração para mais ou para menos. Mas serve de parâmetro para avaliações e projeções com boa margem de segurança. Observem que a pontuação para ganhar o título nacional da Série A caiu muito no ano passado. O São Paulo foi tricampeão brasileiro assim: campeão em 2006, com 78 pontos; bicampeão em 2007, com 77 pontos; tricampeão em 2008, com 75 pontos. Já o Flamengo, campeão brasileiro de 2009, conquistou o título com apenas 65 pontos, 10 a menos que o São Paulo, tri no ano anterior, que ganhou com 75. Entendo que o Ceará está numa situação boa, mas não pode negligenciar. Tem de pensar alto mesmo.

O valor do voto

Ribamar Bezerra, ex-presidente do Fortaleza, tem força política dentro do clube. Quer por sua gestão, marcada pela transparência e seriedade, quer pelo atual trabalho que realiza no CT, sua palavra pesará na definição do pleito tricolor no próximo dia 24. Para onde Ribamar pender, levará consigo grande número de conselheiros.

Afunilou

Kiko está fazendo a diferença pelo time do Itapipoca. Seus três gols garantiram o time na semifinal da Copa Fares Lopes. Previsão de muito equilíbrio nas disputas com Horizonte. /// Estão classificados Horizonte, Itapipoca e Tiradentes. A última vaga sairá de Icasa x Guarany de Sobral, dois times que estão focados nas Séries B e D do Campeonato Brasileiro. Pelo equilíbrio, não há favorito nesta semifinal da Copa Fares Lopes.

Modelo 2011

A Fórmula proposta pela Liga de Futebol do Nordeste para o Campeonato do Nordeste 2011é simples e procura adequar-se à realidade. A princípio, seria disputada nos meses de janeiro e fevereiro. Para evitar a experiência negativa deste ano, todo cuidado será necessário. O primeiro desafio será manter forte apelo, mesmo com a concorrência dos certames estaduais. Foi a disputa paralela que esvaziou o interesse na reedição 2010.

Recordando

Década de 1960. A partir da esquerda: Doca, Neném e Alexandre Nepomuceno, que ganharam muitos títulos pelo Ceará. O centroavante Doca, que morreu faz alguns anos, também jogou no Usina. Neném foi atacante perigoso. Não sei onde anda Neném. Alexandre foi um dos melhores zagueiros do futebol cearense em todos os tempos. Alexandre está muito bem de vida. (Acervo de Elcias Ferreira).