Firme e confiante
O ponto obtido pelo Ceará diante do Palmeiras (1 a 1) em São Paulo terá profunda significação no somatório geral. Mas não foi fácil. No primeiro tempo, Ceará sumido. O Palmeiras mandou no jogo. Criou três chances incríveis. A principal delas com Lincoln: Heleno tirou quase em cima da linha do gol. Palmeiras apostou nas cobranças de falta de Marcos Assunção. Deu certo: Palmeiras 1 a 0. Na fase final, o Ceará resolveu finalmente entrar em campo. Dimas acertou ao colocar Reina. Deu presença na frente. O Ceará passou a criar situações que não existiram na fase primeira. Anderson perdeu a chance do empate e, lance seguinte, Reina mandou bomba na trave. Recado dado. O Palmeiras não compreendeu. Consequência: Márcio cometeu pênalti em Magno Alves. Geraldo converteu (1 a 1). Vozão, firme e confiante, chega aos 39 pontos.
Jogo aberto
Com exclusividade, o presidente do Fortaleza, Renan Vieira, abriu o coração ontem no Debate Bola (TV Diário). Deu o mais incisivo depoimento sobre a situação financeira e administrativa do Leão. Prestação de contas, onde fez até um pedido ao governo do Estado para que atualize o pagamento referente à publicidade que foi inserida no uniforme tricolor. Hoje, o Fortaleza completa 92 anos. Tem história. Parabéns Leão. Agora é cuidar da sucessão, com toda serenidade.
Detalhes
Ataque do Ceará continua sendo um problema. Magno Alves, que está bem, precisa de um companheiro para o diálogo. Magno, sozinho, tem sofrido na frente. /// Sem Valdívia, o Palmeiras passa a ser carente um homem que faça a diferença. Limita-se às tentativas de falta cobradas por Assunção à média e longa distância. É pouco. /// A saída de Marcos Assunção tirou o que ainda o Verdão tinha de preocupante. Melhor para o Ceará que cresceu no jogo. /// Dimas acertou ao colocar Diego Sacoman. Fechou tudo após empatar. Segurou a pressão final do Palmeiras que teve série incontável de escanteios. /// Erro do Palmeiras: não explorou mais o jogo pelas pontas como apontava o Felipão. Ficou nisso.
80 jogos e classificação
O goleiro Vantuir alcançou marca histórica de 80 jogos pelo Guarany/S, onde é ídolo. E coroou a subida do Bugre para a Série C nacional 2011 com vitória sobre o Vila Aurora (2 a 1). Com seus cabelos louros e liderança, Vantuir transformou-se na imagem vitoriosa do time que o técnico Oliveira Canindé comandou muito bem. Parabéns ao presidente Luís Torquato.
Notas & notas
Icasa tropeçou outra vez. A oscilação parece doença grave, quase incurável. O Verdão fez 1 a 0, gol de Panda, mas no segundo tempo cedeu total. O América/MG fez o que lhe cabia: ganhou de virada (2 x 3). Volta a apreensão. /// Na Copa Fares Lopes, Guarani de Juazeiro ganhou do Horizonte (3 a 1), mas não levou. A vaga ficou com o Horizonte de Filinto Holanda. O Tiradentes (2 a 0) tirou a diferença e eliminou o Limoeiro. Agora só restam duas vagas.
Duas situações
Fora de campo, a situação do Ferroviário é de extrema dificuldade. A complicação com ex-presidentes terminou por afastar os que, embora no íntimo queiram assumir a presidência coral, temem embaraços. Desunião dá nisso. Mas em campo a situação coral é boa, pois, com um empate hoje à noite em Itapipoca, garantirá vaga na semifinal da Copa Fares Lopes, que indicará um time cearense para a Copa do Brasil. O Ferrão é verdadeiramente incrível.
Recordando
Década de 1980. Ceará Sporting Club. Alex, Aldemir, Anselmo, Rogério, Jaime e Airton. Na mesma ordem (agachados): Sérgio Alves, Márcio Alan, Luciano, Ronaldo e Joãozinho. Fiquei na dúvida se realmente Luciano e Joãozinho, mas o colaborador Elcias Ferreira afirma que são os dois, sim. Faz tempo não vejo Aldemir e Jaime. Não faz muito, encontrei Airton. (Acervo de Elcias Ferreira).