Vagas nas semifinais
Atenções especiais para definição de vagas no domingo e na segunda-feira. Pela Série D nacional, o Guarany é o favorito para passar à semifinal, domingo, dia 17, no Junco. Bugre, a um passo da Série C, poderá até perder por 1 a 0 para o Vila Aurora/MT. Também no domingo, às 16 horas, no Estádio Alcides Santos, mas pela Copa Fares Lopes, que dá vaga para a Copa do Brasil, o favorito Limoeiro joga por um empate para eliminar o Tiradentes. Ainda no domingo, no Romeirão, às 9 horas, o favorito Horizonte igualmente se classifica se empatar com o Guarani de Juazeiro. Na segunda-feira, dia 18, às 20h15, no Perilão, o Ferroviário terá a vantagem do empate diante do Itapipoca. Finalmente a Copa Fares Lopes passou a ter melhor apelo nesta reta final. E observem: com apenas um dos chamados grandes da capital.
AtaqueÉ incrível a sina dos atletas que trabalham na linha de frente do Ceará. Não conseguem passar curta temporada sem contratempos. Daí o comprometimento da sequência que sempre se quis dar ao setor em Porangabuçu. O atacante Jean Carlos, que teve discreta estreia no jogo diante do Corinthians no Pacaembu, é a exceção. Chance para ele. Marcelo Nicácio está no departamento médico por onde já passaram Magno Alves, Misael e Washington.
ObjetivosCada competição tem seu charme, para mais ou para menos, como dizem as pesquisas eleitorais. E igualmente o interesse varia de acordo com o desempenho das equipes no momento. No caso, Guarany em alta. Na Série D, o regulamento é claro "Art. 18 - Ao final do campeonato os quatro clubes que tenham se classificado para a quinta fase ascenderão a Série C de 2011". Portanto, o Guarany só não ascenderá se houver monumental zebra no Junco. /// Com relação à Copa Fares Lopes, a triagem será maior porque esta disponibiliza apenas uma vaga na Copa do Brasil para oito pretendentes: Limoeiro, Tiradentes, Guarany (S), Icasa, Ferroviário, Itapipoca, Horizonte e Guarani (J). Pega fogo.
Recomposição alvinegra
João Marcos de volta à meia-cancha do Ceará. É marcador implacável, que, pela onipresença, irrita o adversário. Porque pegajoso, não permite ao marcado sequer um instante de sossego. Foi assim que deixou abalado, descontrolado e sem jeito o famoso Neymar, do Santos. Seu retorno acontece num momento importante, logo diante do Palmeiras.
ProveitoO Ceará poderá tirar proveito do desgaste sofrido ontem pelo Palmeiras, que disputa a Copa Sul-Americana. O Verdão sentiu o forte esforço físico que teve de fazer ao enfrentar o Universitário de Sucre, na Bolívia, a uma altitude de com 2.800 metros. Além disso, há também o cansaço em razão da longa viagem. O Palmeiras não poupou ninguém porque quer ganhar vaga na Libertadores, conquistando a Sul-Americana. Melhor para o Vozão.
Notas & notas
É hoje. O destino do Ferroviário está nas mãos dos corais que, em Assembleia, elegerão presidente, vice, o novo conselho deliberativo e conselho fiscal para o triênio 2011/2013. No portal do clube, uma informação importante passada pelo atual presidente do conselho deliberativo do Ferrão, Wilemar Rodrigues: "Quem assumir, encontrará um Ferroviário saneado financeiramente e com valiosos atletas nas categorias de base". Recado dado.
Recordando Década de 1970. Famoso zagueiro Moisés, campeão várias vezes por times do Rio e São Paulo. Campeão carioca pelo Vasco (1974) e Flamengo (1978). Campeão brasileiro pelo Vasco da Gama em 1974. Campeão paulista pelo Corinthians em 1977, quebrando um jejum corintiano de mais de 20 anos. Jogou no Fluminense e no Bonsucesso. (Colaboração de Ernesto Antunes).