Matéria-866553

Despedida tricolor

O Fortaleza fecha hoje, diante do Fluminense em Feira de Santana/BA, a temporada 2010. Restou uma frustração pela permanência na Série C, considerada humilhante pela maioria da torcida. Realmente, para quem há alguns anos desfilou pela Série A nacional, é inconcebível aceitar o Leão numa categoria inferior. Mas discordo dos que pintam uma ruína definitiva. Já vi o Fortaleza em situação pior porque ameaçado até de perder seu patrimônio no Pici. Entretanto, veio a retomada. O Leão superou todas as dificuldades. Voltou a vencer. Voltou a ser campeão. Hoje, além do Estádio Alcides Santos e sede no Pici, há o CT em Maracanaú, obra que lhe trará muitos frutos em breve. A despedida, pois, é do calendário, não das glórias ou de um destino vitorioso. O Fortaleza está muito acima de um simples ano mau.

Imagem que ficou

O goleiro Fabiano pegou o pênalti na decisão do tetra diante do Ceará. E logo saiu em disparada, comemorando o feito que o colocara definitivamente na história do clube e do futebol cearense. Foi a mais importante imagem do Fortaleza nesta temporada que oficialmente para o clube termina hoje. Essa conquista mais valorizada estará na medida em que o tempo for passando. Em meio a tantas decepções, 2010 torna-se indelével pela conquista do inédito tetracampeonato.

"Soubemos aproveitar bem esses dois jogos em casa. Agora é buscar pontos lá fora".

Diego Sacoman
Zagueiro do Ceará

Vaga na Copa do Brasil

A Série A do Brasileirão rouba o brilho das demais competições. A Copa Fares Lopes, mesmo dando uma vaga na Copa do Brasil, não empolgou ainda, a despeito de sua extrema importância. Horizonte, Ferroviário e Limoeiro largaram melhor nas quartas-de-final. Mas isso é apenas uma vantagem que terá de ser preservada. Não é possível que nos jogos de volta não haja maior interesse por parte do público. Afinal, em disputa uma vaga na segunda mais importante competição nacional.

Dia da Criança

Ceará faz manhã festiva, hoje, a partir de 9 horas, comemorando o Dia da Criança. Muitos brinquedos e atrações especiais para a criançada na sede do clube em Porangabuçu. /// Na sede do Fortaleza, também programação especial pelo Dia da Criança. De 9 da manhã às 14 horas, muitas atividades para a garotada, incluindo jogos nos campinhos. /// No site oficial do Ferroviário, já há uma conclamação para a estreia do Ferrão no Campeonato Cearense 2011, dia 12/01, contra o Crato no Mirandão.

Notas & Notas

O domingo da Fórmula 1 continua vazio para os brasileiros, desde a morte de Ayrton Sena. A mais recente esperança, Felipe Massa, continua sendo esperança. //// A propósito de Fórmula 1, cadê Michael Schumacher? Voltou a correr, mas deixou em casa o antigo talento. /// Na opinião do repórter fotográfico do Diário do Nordeste, Alex Costa, o técnico da Seleção Brasileira de futebol deveria ser o Bernardinho, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira de vôlei. E o Mano Menezes?

"O Ceará é um conjunto de união e valentia. Por isso, alcançamos os nossos objetivos".

Dimas Filgueiras
Técnico do Ceará

Recordando

Final da década de 1970. Ferroviário. A partir da esquerda (em pé): Pedrinho, Paulo Tavares, Vicente, Cândido, Lúcio Sabiá e Grilo. Na mesma ordem (agachados): Joel, Luisinho, José Oliveira (na época chamado de Oliveira Ceará), Samuel e Lula. Detalhes: Pedrinho foi campeão cearense pelo América em 1966. Paulo Tavares foi campeão cearense pelo Ceará. (Colaboração de Elcias Ferreira).