Erro de avaliaçãoMais uma vez o Ceará se depara com situação semelhante à vivida quando enfrentou no Castelão o Atlético/GO, Grêmio Prudente, Goiás e Atlético/MG, times que cumprem má campanha, flutuantes da zona baixa. O Ceará tinha como certos os três pontos em cada um desses jogos, mas empatou com o Atlético/GO (0 x 0), Grêmio Prudente (2 x 2), Goiás (1 x 1) e Atlético/MG (0 x 0). Desperdiçou oito pontos dos 12 que disputou. Que frustração! Agora vem mais um adversário considerado médio. Portanto, também enquadrado no rol dos times de quem o Ceará tem a certeza de mais três pontos. Ótimo. Mas cuidado para não cometer novo erro de avaliação. O Guarani, porque em 13º lugar, é concorrente direto. Por isso, um jogo perigoso que se convencionou chamar de seis pontos. Empate, nem pensar. Meta é chegar aos 38 pontos já.
Espaço dadoO técnico do Ferroviário, Maurílio Silva, pediu que a mídia desse mais espaço para a divulgação das boas coisas corais. Ele quer mostrar o trabalho que desenvolve na Barra, independente do processo sucessório. Mais espaço terá o próprio Maurílio nesta nova fase da Copa Fares Lopes. Amanhã, o Ferrão recebe o Itapipoca no Estádio Elzir Cabral. Se Maurílio levar o time coral à Copa do Brasil, alcançará feito notável. Assim, certamente ganhará a generosa cobertura que deseja.
Protesto"Com cartões amarelos estão desmontando o time da gente. Mas vamos aos 38 pontos".Michel AlvesGoleiro do Ceará
Fase empolganteA Copa Fares Lopes, que destina ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil, ingressa agora no momento mais empolgante: o da definição. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, foi muito feliz quando buscou tal valorização. Estão na disputa Guarany (S), Icasa, Ferroviário, Itapipoca, Horizonte e Guarani (J). A competição, na fase do sistema mata-mata, reduz a margem de erro. Noto equilíbrio entre os disputantes. Impossível apontar um favorito.
EstremecimentoPolítica e futebol, quando se misturam, não raro deixam graves arestas, já pelos conflitos de interesse. Isso é ruim para o relacionamento clube/imprensa, máxime quando envolve cronistas e dirigentes. Assim há prejuízo para o clube e para o público, que não tem nada a ver com isso. Seria bom que houvesse total isenção de parte a parte. Afinal, o público, ávido por notícias de seus ídolos, não pode ser apenado por restrições que reduzem as possibilidades de uma informação mais ampla e transparente.
Notas & notasMudança de treinador quase sempre traz resultado positivo imediato. Veja o caso do São Paulo: Carpegiani assumiu e logo no primeiro jogo já aplicou 2 a 0 no Vitória. /// Exceção foi a passagem de Mário Sérgio pelo Ceará. No lugar de o grupo retomar o caminho da vitória, desonerou de vez. /// Com Dimas Filgueiras, houve alguma oscilação, mas as vitórias sobre Santos e Internacional, além do empate com o Corinthians em pleno Pacaembu (2 a 2), devolveram a confiança ao grupo. Dimas é ótimo.
"Quando vi a bola na rede nem acreditei. Agradeço a Deus ter podido ajudar meus companheiros".HelenoMeia do Ceará
RecordandoDécada de 1970. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Wellington, Marcelino, ? , Luciano, Cândido e Grilo. Na mesma ordem (agachados): Marcos, Luisinho, Vicente, Amilton Melo e Jeová. Há algum tempo, encontrei o goleiro Marcelino, quando paramos no mesmo semáforo. Um cumprimento rápido porque logo o sinal abriu. (Acervo de Elcias Ferreira).