Deu águaVazou a defesa do Ceará. Aos dez minutos já havia sofrido dois gols. Perturbou-se na escorregadia situação do Ressacada, que, com a chuva e drenagem ruim, transformou o gramado numa piscina. Jogo atípico, bem aproveitado pelo Avaí, que, mais adaptado às condições, deitou e rolou. Rudney (1 a 0), Davi (2 a 0), Jefferson (3 a 0), Jefferson (4 a 0), Davi (5 a 0). E o Ceará na roda. Mérito para o vencedor que, mesmo sem sete titulares, soube se impor ante o pânico do adversário. No segundo tempo, o Ceará até tentou se organizar melhor. Misael e Marcelo Nicácio entraram, mas o estrago já estava feito. Impossível tocar, fazer a bola rolar. Analisar jogo atípico assim é muito difícil, principalmente quando tudo passa a dar certo para um lado só. Deu água. Vazou a defesa alvinegra. Festa catarinense no Ressacada. Com justificada razão.
ArticuladorA importância de Sílvio Carlos na sucessão do Fortaleza decorre de sua grande influência na Assembleia Geral do Leão. Pelo regulamento, é a assembleia que escolherá o conselho deliberativo. A este, então, caberá a função de eleger o futuro presidente tricolor. Portanto, quem tem força na assembleia, como o Sílvio tem, ocupa espaço bem mais amplo do quem tem força apenas no conselho, que forma um grupo restrito.
ObservaçõesO Ceará errou quando quis rolar a bola num gramado cheio de poças d´água. O Avaí lançou pelo alto e chegou logo ao primeiro gol. /// O Avaí explorou chutes fortes de longa distância com Jefferson, que assim fez dois gols. O Ceará insistiu com Kempes, mesmo o vendo, sozinho, perder lances e gols na pequena área. /// O Ceará errou quando deixou aqui o zagueiro Erivelton, especialista na posição, e improvisou Heleno no setor. Se tivesse chamado Erivelton, Heleno teria ficado na função que faz muito bem, na sobra. /// A rigor, todos os jogadores do Ceará se perturbaram. Até mesmo Geraldo, Ernandes, Camilo, Michel e João Marcos ficaram aparvalhados, sem saber o que fazer ante tanta adversidade.
A sucessãoOs nomes para suceder Renan Vieira na presidência do Fortaleza estão surgindo. Há muitas especulações. Eu soube que o homem forte de poderosa empresa local mostra-se simpático a uma composição Renan Vieira/Leonelzinho Alencar. E, no caso, até poderia passar a dar respaldo financeiro ao tricolor. Por enquanto, Renan está na dele, acompanhando tudo.
Cuidados especiaisA vitória do Guarany sobre o Sampaio Correa (3 a 2) foi importante, mas remete a um cuidado especial. Como o Sampaio fez dois gols no Junco, ganhará a vaga por vitória simples. Ao Bugre basta o empate, mas todo cuidado é pouco. /// Faz 5 rodadas sem que o Icasa saiba o que é vitória. A derrota para o Duque de Caxias no sábado complicou a vida do Verdão que ficou a dois pontos da zona maldita. E pega o Bahia, vice-líder, em Salvador. A barra pesou.
Notas & notasA terceira divisão cearense entra agora na fase final. Seguem em frente Juazeiro, Crateús, Paracuru, Messejana, Pacatuba e América. Desse grupo, três subirão para a segunda divisão 2011. Registro com prazer nessa fase final a presença de Crateús, terra do meu saudoso pai, Victor. Crateús tem boas condições para subir. /// Lamento que o Calouros do Ar, campeão cearense de 1955, tenha sumido do mapa, sem sequer uma nota explicativa. Que coisa!
RecordandoO volante Márcio Cândido, na década de 1990, atuou em vários clubes cearenses. A foto foi batida em 1993, antes do jogo Ceará 2 x 1 Tiradentes. Na época, Márcio defendia o Tigre. Mas no período 1990/91 jogou pelo Ferroviário; 1992, pelo Ceará; 1993/94, Tiradentes; 1995, União São João, de São Paulo; 1996, Gama, de Brasília. (Colaboração do publicitário Marcel Barros).