Matéria-851095

Entusiasmo e respeito

O Ceará, movido pelo impulso do importante triunfo sobre o Santos, encara difícil desafio no Barradão, em Salvador, diante do Vitória. O entusiasmo é bom, mas dentro dos limites da realidade. O entusiasmo que provoca deslumbramento é perigoso porque remete a avaliação equivocada. Ainda bem que o técnico Dimas Filgueiras sempre recomenda total respeito ao adversário, mesmo que este ocupe apenas a 15ª colocação. Em síntese: não permite que fantasias desviem o foco da dureza que cada jogo representa, independente de quem do outro lado esteja. Quanto ao Ceará, mexer apenas no que for necessário. Caso das substituições de Heleno e Kempes, que cumprem suspensão (3º amarelo). Não tenho dúvida de que o Ceará manterá lá fora o mesmo modelo aqui adotado contra o Santos. Entendo que deva ser assim.

Força da camisa

Oportuna a declaração do zagueiro do Fortaleza, André Turatto, sobre a "Batalha de Marabá", domingo próximo. Citou a superação que faz parte da história do clube. Lembrou a reviravolta que o time deu este ano quando perdia por 4 a 1 para o Guarany de Sobral. Lembrou a conquista do tetracampeonato, quando havia descrença entre os próprios tricolores. Assim, Turatto entende possível reverter a desvantagem diante do Águia e sair de lá com a classificação. "A camisa é forte", disse.

Cuidado

O Vitória passa por período de transição. O técnico Ricardo Silva foi efetivado. O time tem bons jogadores no elenco como Ricardo Conceição, Ramon, Renato e Schwenk, embora este não venha entrando de início. A oscilação do Vitória está nos próprios resultados de seus três jogos recentes. Tomou goleada do Atlético/GO por 4 a 1, empatou com Palmeiras (1 x 1) e Flamengo (2 a 2). São naturais e previsíveis as dificuldades no Barradão. Claro que o Ceará não vai jogar aberto na casa do adversário, mas mostrará armas de ataque para não permitir ao Vitória impor-se no campo ofensivo. Esse jogo ganhou caráter especial porque, dependendo do resultado, consolidará o novo e bom momento alvinegro.

Velocidade no ataque

O retorno de Misael devolveu ao Ceará a opção de eficientes ataques em velocidade pelas extremas. Misael (na foto, diante do Corinthians) foi arma bem utilizada por PC Gusmão. Agora, se totalmente em forma após recuperado de contusão, creio que assumirá a condição de titular. Bastará mostrar ao Dimas a mesma desenvoltura que tinha antes.

Definição

A Série C terá um domingo de definição. Fortaleza e Águia lutam pela última vaga na Chave A. Paysandu já está garantido. /// Na Chave B, o ABC já está garantido. E um empate no jogo Alecrim x Salgueiro classifica o Alecrim. Se o Salgueiro ganhar, fica com a vaga. /// Na Chave C, embolou tudo. Luverdense, Ituiutaba e Macaé estão na briga pelas duas vagas. /// Na chave D, embolou tudo também: Criciúma, Chapecoense, Caxias e Brasil têm chances.

Notas & notas

A bela apresentadora da TV Diário, Natália Varela, teve festa diferenciada no Dallas Grill. Tudo num clima de aniversário e louvor, com música gospel. A também evangélica, Mariana Sasso, fez a apresentação. /// Sábado próximo, no jogo com o Icasa, o América/RN promoverá a estreia do técnico Dado Cavalcanti, que substituiu o demitido Lula Pereira. O América está na zona de rebaixamento. E o Icasa (13º) foi goleado pelo Vila Nova (1 x 4).

Recordando

Não sei bem o ano em que esta foto foi batida. Aí estão o saudoso craque de futsal Gláucio de Castro e o repórter Tom Bahia da Rádio FM Canoa, de Aracati. Gláucio foi um dos mais talentosos jogadores do futsal cearense. Também foi excelente técnico. Gláucio morreu moço demais. (Colaboração Jerônimo Monteiro, presidente da Associação dos Ídolos do Futebol Aracatiense - Aifa).