Apoio totalO Ceará terá condições de ganhar do Vasco da Gama? Resposta simples: sim. Mas para isso há necessidade de simplificação das coisas. Em outras palavras: cada jogador no seu devido lugar, sem improvisações descabidas. Nada de se intimidar ante a presença de PC Gusmão, criador do modelo que deu certo. Hora de mostrar que, a despeito de mudanças no comando técnico de Porangabuçu, as lições ficaram. Não haverá demérito se o Ceará voltar ao modelo que o levou ao sucesso sob o comando de PC. Melhor ainda se mostrar evolução, sendo mais eficiente no ataque. Se assim for, nesta parte o mérito ficará então com Mário Sérgio, novo treinador. Mas, independente das últimas e polêmicas questões que geraram controvertidas manifestações da torcida, o apoio ao Ceará deverá ser total, irrestrito. Confiança e esperança em tudo, pois.
AusênciaMichel, pela eficiência no combate, é o mais importante jogador de marcação do Ceará. Além disso, vinha sendo opção nos tiros longos e médios de fora da área. Sua ausência certamente será muito sentida. A propósito, Michel e Anderson foram punidos com o terceiro cartão amarelo, justo no momento em que mais deles o Ceará necessita, ou seja, no jogo diante do Vasco da Gama. Resta agora ao técnico Mário Sérgio neutralizar, da melhor maneira possível, as lacunas deixadas.
ObservaçõesNo Vasco, não obstante a boa reação que teve no campeonato, nem tudo são flores. O time está há três jogos sem vencer (só empatou) e passa apertos no pagamento dos salários dos jogadores. Além disso, PC não contará com Nilton (3º cartão) e Felipe (contundido). /// Na Série C nacional, Zé Teodoro ajusta o time principal no clássico amanhã, diante do Ferroviário. A rigor, o Leão faz o clássico, mas pensando no Rio Branco e Águia, máxime neste que é seu alvo principal. /// Na Série B nacional, hoje, às 21 horas, o Icasa recebe o Ipatinga. No Cariri, o Verdão está invicto. Hora, pois, de redimir-se do vexame passado no jogo anterior, quando no Arena Joinville foi goleado pelo Coritiba (3 a 0).
ResponsabilidadeO técnico do Guarany de Sobral, Oliveira Lopes, tem todas as razões para estar pensativo. Agora seu desafio na Série D nacional é despachar o Santa Cruz de Recife. Previsão de superlotação no Arruda. Expectativa de público acima de 40 mil torcedores. Se lá o Bugre fizer bom resultado, terá tudo para eliminar o Santa no jogo de volta no Junco. Boa sorte, amigo.
Tabu quebradoO Ceará jamais havia vencido um jogo no Maracanã. Quebrou esse tabu ganhando exatamente do Vasco da Gama no dia 28 de agosto de 2009, uma sexta-feira. Por pura coincidência, o técnico do Ceará foi PC Gusmão, hoje treinador do Vasco. No Vasco o time mudou muito, ficando apenas o goleiro Fernando Prass. Já o Ceará manteve a mesma base de atletas que atuaram naquela partida. Basta você conferir na súmula ao lado.
SúmulaJogo: Vasco 0 x 2 Ceará. Local Maracanã. Gols: Wellington Amorim e Mota. VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico (Phillipe Coutinho) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Alan Kardec (R. Pimpão). Técnico: Dorival Júnior. CEARÁ: Lopes, João Marcos, Erivélton e Anderson; Boiadeiro, Heleno, Careca, Geraldo (Esley) e Fábio Vidal (Jorge Henrique); Wellington Amorim (Misael) e Mota. Técnico: PC Gusmão.
RecordandoDécada de 1980. Flamengo. A partir da esquerda: Nelson, Cantarelli, Rondinelli, Maguito, Toninho, Carpegiani, Júnior, Raul e Andrade. Na mesma ordem (agachados): Reinaldo, Adílio, Cláudio Adão, Zico, Tita, Luisinho das Arábias e Júlio César. Três desse grupo atuaram no futebol cearense: Luisinho e Júlio César no Fortaleza e Cláudio Adão no Ceará. (Colaboração de Cristiano Santos, do Memofut).