Matéria-843544

Sob pressão

O Ceará em mais um desafio fora de casa. Nos estádios dos adversários já são 5 jogos seguidos sem vitória (Internacional, 2 a1; Guarani/SP, 1 a 1; São Paulo, 2 a 1; Flamengo, 1 a 0; Botafogo, 1 a 0). A última vitória do Vozão fora aconteceu no dia 6 de junho diante do Atlético/MG no Mineirão (0 x 1). O atual momento é delicado. A redefinição que Mário Sérgio tenta dar gerou apreensão. Numa transição assim fica difícil ao cronista tirar conclusões. Mil conjeturas. Prefiro esperar. Quanto ao Atlético/PR, também tem oscilado em casa. Na Arena da Baixada empatou com o São Paulo (1 a 1) e com Grêmio (1 a 1 no jogo passado). Branquinho (ex-Santo André) é o nome. O atacante Bruno Mineiro, artilheiro do time, tem 4 gols. Seu técnico, Paulo César Carpegiani há algum tempo teve seu nome cogitado para dirigir o Ceará. Será um jogo dos mais difíceis.

Voltas da vida

Ernandes, ótimo ala esquerda, vinha produzindo bem no Ceará. Admiro o futebol dele desde a época em que atuava no Ferroviário. Não sei a razão por que não foi relacionado para ir ao Paraná. Tudo bem. São as voltas da vida. A propósito de voltas da vida, não vou longe. Lembro do ala Boiadeiro no auge. Eu o entrevistei no Debate Bola (TV Diário). A torcida do Ceará o tinha como ídolo. De repente mandaram-no embora. Agora corrigiram a injustiça e o trouxeram. Voltas da vida.

Resultados

O relacionamento entre a torcida e a comissão técnica do Ceará somente melhorará com resultados positivos. Trabalho de paciência. O estabelecimento de uma melhor comunicação entre os interessados certamente permitirá o diálogo que até agora está difícil. É preciso também que cada um assuma sua responsabilidade, não tentando transferir para terceiros as consequências de resultados insatisfatórios. Não me parece sensato colocar a culpa em parte da imprensa, pois essa parte já existia e estava aí quando o Ceará chegou à vice-liderança da competição. Se o Ceará retomar o caminho da vitória e do sucesso, não haverá imprensa que impeça o avanço alvinegro. Cabe ao Vozão fazer a sua parte.

Dentro e fora de campo

O retorno do zagueiro Gaúcho foi ótimo para o Fortaleza. O Técnico Zé Teodoro volta a contar com um profissional eficiente e de comportamento exemplar dentro e fora de campo. Isso representa também a certeza de o tricolor não ter que improvisar num setor de grande importância, principalmente nesta reta de definição da primeira fase da Serie C nacional.

Notas & notas

Na Série D, há apenas um clube que já fez parte da elite nacional (1ª divisão): o Santa Cruz /PE, justo o adversário do Guarany de Sobral. /// Hoje, Dia do Profissional de Educação Física, o Conselho Regional (Cref5) homenageará 3 professores que contribuíram para o crescimento da profissão no Ceará: Raimundo José Farias Melo (Zé Fuzil); Helena Coelis e Zélia Carvalho de Farias. Receberão os troféus "discóbolos" durante o jantar comemorativo.

Lembretes

Amanhã, pela Copa Fares Lopes, às 20h25, Itapipoca x Fortaleza. No dia 5 de setembro, domingo próximo, às 16 horas, pela mesma Copa, Ferroviário x Fortaleza e Caucaia x Ceará. /// Também domingo, às 16 horas, em Recife, Santa Cruz x Guarany de Sobral, pela segunda fase da Série D. /// Estive em Sobral no fim de semana. Ouvi na Rádio Caiçara um narrador muito bom. O nome dele: Paulo César Ponte. Preciso nos lances e vibrante.

Recordando

1989. Evilásio, no Ferroviário. Jogador de boa qualidade técnica e também de contensão. Durante alguns anos marcou sua presença no time coral. Evilásio, segundo o colaborador Ricardo Amorim, atuou também com desenvoltura no Quixadá, razão por que o Ferroviário o contratou. No Ferrão, ele correspondeu plenamente. Não sei o destino de Evilásio após encerrar a carreira.