Permanência no G-4O Ceará encara hoje o Botafogo no Engenhão, Rio de Janeiro. Objetivo: manter-se no G-4. Há cinco clubes que poderão ultrapassar o Ceará, se houver derrota do alvinegro cearense: O Avaí, pelo número de pontos; Santos e Internacional, pelo número de vitórias, pois passariam a ter uma a mais que o Vozão; já pelo saldo de gols, Cruzeiro e Vasco, mas aí teriam de golear, ou seja, o Cruzeiro ganhar do Corinthians por diferença mínima de 3 gols e o Vasco bater o São Paulo por diferença mínima de 6 gols. Se o Ceará empatar, somente o Avaí poderá ultrapassá-lo caso derrote o Internacional, pois iria a 7 vitórias contra 6 do Ceará. Como se observa, o agrupamento de clubes a partir de 21 pontos estreitou a margem de erro. Quem quiser se manter no G-4 terá de jogar pensando na vitória. Empate é resultado enganador.
VontadeNa entrevista de Peter ao Debate Bola (TV Diário), ficou explícito que jogador sempre desejou participar, até o fim, da campanha do Fortaleza rumo à Série B. Peter deixou patente sua convicção de que o grupo, sob o comando de Zé Teodoro, tem tudo para subir. Notei que Peter ficou sentido quando informado de que a diretoria tricolor o tinha oferecido ao América/RN. Isso é bobagem. No jogo em Belém ficou comprovada a importância de Peter na formação tricolor.
Adaptações
A mudança de postura do Ceará, sob orientação de Mário Sérgio, passou bem no primeiro teste: 2 a 1 no Grêmio. Agora vai para experiência mais desafiadora porque diante do Botafogo (3º lugar) em pleno Engenhão. Ainda não dá para se ter uma ideia definitiva sobre a nova proposta. Talvez o próprio Mário tenha de observar um pouco mais para estabelecer "quem será quem" no modelo que pretende consolidar. Uma coisa ficou muito clara: com Heleno, Magno Alves e Geraldo o time cresceu na fase final. Mas, com esses três, suportará um jogo inteiro no ritmo que o Mário quer? Daí talvez a ideia de manter inicialmente Careca, Júnior Cearense e Amorim. Fase de adaptações é assim mesmo, gente.
Sob pressãoWashington passa por fase difícil. Os gols sumiram. Ele tem desperdiçado chances incríveis. Mas que atacante não experimentou fase assim? Para sair do embotamento, só muita paciência. Mas, como Washington fez gols importantes fora de casa (marcou 1 na Vila Belmiro e outro em Belo Horizonte), quem sabe não deixará a sua marca hoje no Engenhão?
Notas & notasO Itapipoca começou bem na Copa Fares Lopes. Ganhou do Ferroviário (2 a 1) e assumiu a vice liderança do grupo que tem o Horizonte como líder. O Horizonte aplicara 3 a 0 no Fortaleza. Domingo, no Domingão em Horizonte, líder e vice-líder se encontrarão. Taí um jogo importante porque quem vencer disparará. E observem que neste Grupo C estão dois dos chamados grandes da capital: Fortaleza e Ferroviário. Se bem que o Leão sem o time titular.
Dois destinosEm busca de vitrine vieram do Flamengo para o Ceará o goleiro Diego e o meia Eric Flores. Logo que chegaram, eu os entrevistei no Debate Bola (TV Diário). Ambos disseram que aproveitariam o Ceará na elite para mostrar serviço, sonhando em voos mais elevados. Diego está fazendo a parte que lhe cabe. Mas Eric, apesar do bom futebol, não caiu nas graças da comissão técnica. Foi excluído. Para mim, uma saída não devidamente explicada.
RecordandoInício da década de 1940. O jornalista cearense, Orestes Bastos, entrevista o famoso Hermenegildo, meia do Ceará e Seleção Cearense. Entrevista publicada na "Cancha", primeira revista esportiva alencarina. Orestes brilhou na imprensa do Sul. Morreu em 2005. Orestes era irmão do goleiro Osíris (Maguari de 1939) e tio de Cristiano Santos, atual presidente do Memofut. (Arquivo de Airton Fontenele).