Ensaio geralEstevam Soares ficou de olho. Observações feitas no jogo de ontem com o América certamente terão forte influência na montagem do time para enfrentar o Atlético/GO no domingo. Mas aqui cabe um alerta: o rendimento do atleta no chamado time "B" nem sempre será garantia de mesma produção no time "A". Motivo simples: o padrão não é o mesmo e o entrosamento também difere. Mas, tudo bem, não há outra forma de observar senão no laboratório denominado Copa do Nordeste. A propósito, o técnico Zé Teodoro, do Fortaleza, experimentou situação semelhante em Salvador, quando o Leão perdeu para o Bahia por 1 a 0. Conclusão a que cheguei: se o Fortaleza quiser mesmo ganhar do Paysandu, terá de jogar tal como o fez no primeiro tempo. A fase final foi uma lição de como não deve jogar o tricolor. De qualquer forma, valeu o ensaio geral.
ExpectativaO Ceará tem o pior ataque da Série A. Referência negativa em contraste com a eficiência da defesa, que sofreu apenas seis gols, apesar de quase sempre padecer verdadeiros bombardeios dos adversários. A sobrecarga na defesa decorre exatamente da falta de um trabalho ofensivo mais eficiente. A bola pouco é segurada no ataque alvinegro. Esperança de mudança nesta parte está com o centroavante Magno Alves. É lamentável que esteja demorando demais a estreia dele.
Causas e efeitosAndré Leonel ganhou mais confiança depois dos dois gols que marcou em Santarém. Levou azar na bola que mandou no travessão do Bahia. Pouco a pouco, vai se soltando mais. /// O técnico Flávio Araújo, do Icasa, não consegue esconder sua preocupação: há três rodadas o time não vence. Por último, empatou em casa com o Guaratinguetá. E amanhã enfrentará o Figueirense em Florianópolis. O Verdão tem condições de ganhar lá, tal como ganhou do Sport dentro de Recife. /// Mesmo sem Wanderley, o Guarany de Sobral tem condições de obter bom resultado diante do JV Lideral. Mas cabe uma observação: no Estádio Frei Epifânio da Abadia, em Imperatriz, os percalços serão maiores.
Projeto arrojado
Assim será o estádio Arena Recife, em Pernambuco. Capacidade: 46 mil lugares. Investimento de R$ 450 milhões. Será entregue em 2012. O projeto, dentro dos padrões internacionais exigidos pela Fifa, foi desenvolvido pelo arquiteto Daniel Fernandes. O estádio contempla itens fundamentais como visibilidade, conforto, segurança e modernidade.
Previsão
A ideia de formar uma seleção brasileira com base na equipe do Santos levou o pesquisador Airton Fontenele a prever a seguinte composição no 4-3-3: Victor, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Ramires, Ernandes (ou Sandro) e Ganso; Robinho, André e Neymar. Caso Mano Menezes queira um time mais cauteloso (4-4-2), entraria Lucas ou Carlos Eduardo no meio-campo e no ataque sairia André, ficando Robinho e Neymar.
Notas & notasMuda de idade hoje o querido amigo Sacha Jucá, executivo de grandes eventos. Homem preparado, digno e com ideias avançadas sobre futebol, será alvo de justas homenagens. Parabéns. /// Felipe Portela, goleiro do Espaço Jovem, completou ontem 22 anos. Está numa fase excelente, pegando tudo. Ele é bom. Pela data natalícia, recebeu o carinho todos. /// Obras de reforma do PV avançam. Pelo visto o estádio será mesmo entregue no prazo.
Recordando1998. A partir da esquerda: o centroavante Nildo, Bechara e o meia Dema. Detalhes: Nildo, aí no Ceará, foi quem marcou o gol que deu ao Grêmio a Copa do Brasil de 1994 exatamente em cima do alvinegro. Anos depois, Nildo veio para o Ceará. Bechara continua firme e forte, agora no Fortaleza. Dema, estimado Dema, desafiando o tempo, está no Itapipoca. (Colaboração de Elcias Ferreira).