Anotações da CopaA Copa da África terminou, mas deixou lições que devem ser examinadas. O maior fracasso foi o da arbitragem. Horrível. Luzimar Siqueira apitaria melhor que muitos do que lá estavam e preparam lambanças como o legítimo gol da Inglaterra que os "sábios" anularam. A Alemanha, que renovou todo o elenco, mostrou o mais bonito futebol da competição, mas faltou alguém mais experiente para segurar o time quando este se viu em apuros diante da Espanha. Craque, na verdadeira acepção da palavra, não houve. Alguns melhores jogadores se destacaram como Iniesta, Forlan, Sneijder e Scweizenteiger, mas nada de genialidade como nos tempos de Pelé, Garrincha, Cruijff, Maradona e Romário. O jogo final revelou-se como a mais feia decisão dos últimos tempos, com lances violentos e desleais. Foi triste.
Ao vivoRenan Vieira, mais uma vez, mostrou alta sensibilidade no tocante ao acordo para transmissão ao vivo dos jogos do Fortaleza na Série C. A TV Diário, com exclusividade, mostrará a caminhada tricolor de aço rumo à Série B nacional. Renan sabe da importância que isso representa para torcida. O esforço da TV Diário justifica-se na medida em que proporcionará à imensa torcida tricolor a possibilidade de acompanhar com imagens o desempenho do Leão na Série C. Ótimo.
Apenas sinaisA magia do futebol deu sinais de que ressuscitaria com a Argentina de Messe, Tevez, Higuain, Di Maria e Veron. Mas ficou pelo caminho. /// De repente, o até então mecânico e pragmático futebol alemão assumiu a possibilidade de vestir a magia, aliando força e talento, com Scweizenteiger, Klose, Podolski e Müller. Mas também ficou pelo caminho. Aliás, a seleção alemã, se não chegou a encantar o mundo, disso se aproximou. Acho até que teria sido mais justo o título mundial para os alemães, um time que buscou o gol e aplicou goleadas. Atuou sempre ofensivo e de forma leal. /// A rigor não houve uma seleção extraordinária. Nesta parte, a Copa da África ficou devendo. Quando ao Brasil, esqueçamos...
Outro campeonatoO técnico do Ceará, Estevam Soares, esteve no Debate Bola (TV Diário). Deixou claro que manterá a base da campanha que vem dando certo. Orienta posicionamentos e adverte: "Agora, depois da paralisação que houve em razão da Copa do Mundo, um outro Campeonato Brasileiro começa". E eu acrescento: tudo passa a ser verdadeira incógnita.
Semelhança
Segundo Estevam Soares, clubes como Atlético de Minas Gerais e Vasco da Gama, por exemplo, não vão ficar inertes, em posições nada cômodas. Claro que esses clubes reagirão como igualmente reagirão as equipes que até aqui não foram bem. De certo modo, procede a colocação feita pelo técnico alvinegro. E digo mais: o certame só não começa do zero na pontuação. Mas, quanto ao ritmo de jogo, praticamente se assemelha a um início mesmo.
Notas & notas
O leitor Hugo Maia Filho manda-me mensagem em protesto contra a ausência do azul na logomarca da Copa 2014. Entende isso como um desrespeito. E não admite o número 2014 vermelho, cor que nada tem a ver com as da Bandeira Nacional. /// No dia 12 de julho de 1990, na Itália, morreu o notável comentarista e ex-técnico da Seleção Brasileira, João Saldanha. Registro a reverência permanente de seu maior fã: Airton Fontenele.
RecordandoDécada de 70. Time da TV Verdes Mares, quando da inauguração do campinho então existente na empresa. A partir da esquerda (em pé): Robermar, Edenias, dona Judith e Olavo. Na mesma ordem (agachados): Sebastião Queiroz (hoje faz oito anos de sua morte), ? , Antonio Gentil e Manoel. Sebastião Queiroz foi presidente do Sindicato dos Radialistas e destacado funcionário do Grupo Edson Queiroz.