A grande finalAmanhã, o mundo de olho no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, cenário da final da Copa 2010. Após a vitória da Fúria que deixou quieta, sem reação, a poderosa Alemanha, a maioria dos cronistas inclinou-se para os espanhóis. Desde então, o time de Iniesta apresenta-se como favorito, de acordo até mesmo com o depoimento de Johan Cruyff, notável astro do Carrossel Holandês de 1974. A Espanha, com seu envolvente toque de bola, ao ritmo de Xabi Alonso, Iniesta, Xavi, Pedro, David Villa e Companhia, carregou para si todas as graças. Mas decisão de Copa do Mundo fica acima da lógica. É ato isolado de tudo o que antes se viu. Daí o motivo pelo qual a Holanda não pode ser descartada, mormente porque tem também valores como Robben, Sneijder, Kuyt e Van Persie que igualmente poderão fazer a diferença. Desfecho imprevisível.
ConfiançaGostei da maneira incisiva com que o técnico Sérgio Alves referiu-se ao chamado time "B" do Ceará. Afirmou que esse grupo teria condição de, se necessário fosse, encarar até o Corinthians no próximo dia 14. Portanto, Sérgio acredita na qualidade do "Time B". E assim deve ser mesmo todo comandante, ou seja, transmitindo confiança total no grupo por ele comandado. Sérgio Alves fez questão de frisar a elogiável postura do técnico Estevam Soares, que o deixou bem à vontade.
Terceiro lugarA decepção que toma contas das seleções derrotadas nas semifinais costuma tirar o ânimo de todos com relação à disputa pelo terceiro lugar. Geralmente os jogadores ficam desmotivados e não fazem um jogo bom. De qualquer forma, vale conferir logo mais, às 15h30, Alemanha x Uruguai. Na Copa de 2006, em casa, a Alemanha ficou em terceiro lugar. Eu estava lá. E lembro que os alemães com muita esportividade souberam comemorar a terceira colocação. A rigor, o time Alemão, de Podolski e Schweinsteiger , é melhor do que o do Uruguai, de Forlán e Suárez. Mas creio que sairá vencedor aquela equipe que melhor tenha absorvido a frustração por não chegar à decisão da Copa. A conferir, pois.
À espera da coroaçãoIniesta, notável meia da Espanha, tem tudo para ser eleito o melhor jogador da Copa do Mundo na África do Sul. Amanhã, ele terá vantagem sobre todos os seus concorrentes. Motivo simples: como já está mais cotado, basta fazer bela apresentação. Se for o homem de definição diante da Holanda, ninguém tirará dele a coroa de melhor, por unanimidade.
Embarque imediatoO Fortaleza vai investindo em algumas contratações que terão de fazer a diferença na Série C. Se assim não for, não terá sentido a vinda de jogadores como o centro-avante Finazzi e o meia Éder. Numa situação assim, com a Série C já às portas, tem de acontecer o "embarque imediato", ou seja, o jogador chega e imediatamente deve estar pronto para a disputa. O tempo de espera seria apenas o que acontece na sala específica dos aeroportos.
Notas & notasCom o fim da Copa do Mundo amanhã, graças a Deus vamos nos despedir de dois objetos que encheram o saco: a bola Jabulani (a Jo´bulani, bola especial feita para a final, vai ser usada apenas no jogo de amanhã) e a vuvuzela. Espero que o brasileiro não adote o uso da vuvuzela por aqui. Não tem ouvido que suporte. /// Ceará x Botafogo, hoje à noite no Castelão. CRB x Fortaleza, segunda-feira, às 21 horas, em Maceió. Tudo bem.
Recordando
Final da década de 1990. Apresentação de novos contratados do Fortaleza. A partir da esquerda: meia-esquerda Macula, lateral-direito Valdo, zagueiro Pereira, lateral esquerdo Silva e o zagueiro Victor Hugo. Hoje, Victor Hugo é treinador de futebol. Não sei informações dos demais. Na época o treinador do Fortaleza era Sérgio Lopes. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida - Montese).