Primeiro finalistaHolanda, favorita; Uruguai, azarão. Caminhos diferentes, bem diferentes. A nova Laranja Mecânica, invicta há 26 jogos, engoliu os adversários nas eliminatórias; o Uruguai conseguiu sua vaga após sofrida repescagem. Agora a Holanda, com 100% de aproveitamento (cinco vitórias), desfila belo futebol na África. Já o Uruguai contou com a sorte para não ser despachado por Gana no último minuto da prorrogação. Mas a história do Uruguai é assim mesmo: quando menos dele se espera, a Celeste chega. O Brasil também era favorito em 1950. Aí o azarão Uruguai, de Obdulio Varela, ganhou a Copa e fez o Maracanã chorar. Hoje, no lugar de Obdulio, há Forlán. Esperança de uma surpresa ante a poderosa e favorita Holanda que, se não tem mais um Johan Cruijff , tem Sneijder, Robben e Van Persie. A "Laranja" é favorita, mas...
SerenidadeConversar com Bechara é um privilégio. Ele esteve no Debate Bola (TV Diário) e falou sobre sua preparação para voltar aos gramados pelo Fortaleza. Bechara entende que o Leão tem condições de voltar para a Série B. Mas deixou claro que precisará do apoio da torcida aqui, haja o modelo "alçapão" dos estádios dos concorrentes. "Será preciso fazer isso aqui também", alertou Bechara. Com a experiência de quase três anos na Europa, Bechara será fundamental no tricolor.
CuriosidadesCoincidência: os jogadores do Uruguai, Nicolás Lodeiro (meio-campista) e Luis Suárez (atacante), jogam no Ajax da Holanda. Portanto, conhecem bem o estilo holandês. Pena que Suárez esteja fora, punido com vermelho no jogo passado. /// Segundo pesquisa de Airton Fontenele, se a Copa for conquistada por Alemanha ou Espanha, será o quarto campeão não invicto. A Alemanha Ocidental, campeã em 1954, perdeu para a Hungria na 1ª fase da Copa. A Alemanha Ocidental, campeã em 1974, perdeu para a Alemanha Oriental na 1ª fase da Copa. Também na 1ª fase da Copa a Argentina, campeã 1978, perdeu para a Itália. Na atual Copa, a Alemanha perdeu para a Sérvia; a Espanha perdeu para a Suíça.
Missão de Estevam Soares
A Copa do Mundo termina no próximo domingo. As atenções agora se voltam para o reinício da Série A. Estevam Soares passa aos jogadores do Ceará o que considera necessário à desafiadora missão: ganhar do Corinthians. Ele tem tido zelo na preparação do grupo. A preocupação é a de todos: a paralisação de mais de um mês suscita incógnita em tudo.
AdversárioNo Corinthians, há novidade: a contratação do goleiro paraguaio, Aldo Bobadilla, que esteve na Copa do Mundo da África do Sul, mas na reserva. /// Mano Meneses aproveitou a paralisação da Série A para experiências. Testou Paulinho na posição antes ocupada por Elias. /// O Corinthians faz amistoso amanhã contra o Comercial/MS, em Campo Grande. Nos amistosos em Londrina, ganhou do Iraty (1 a 0) e perdeu para o Atlético/PR (1 a 0).
Pressa
O Técnico Zé Teodoro tem todos os motivos para ficar mais preocupado em razão dos últimos resultados do Leão na Copa do Nordeste. São três derrotas consecutivas (Sergipe, 2 a 1; Ceará, 2 a 0; Náutico, 4 a 1). O Leão conseguiu duas vitórias: ganhou do Botafogo/PB por 2 a 0 e ganhou do Vitória/BA também por 2 a 0. Como o Leão já estreia a Série C no dia 18 de julho, é bom apressar o processo de recuperação. Há sérias inquietações.
RecordandoDécada de 80. O famoso Moésio Gomes, entre dois torcedores do Fortaleza. Foto batida quando de uma festa realizada na sede do clube. Na história do futebol cearense, Moésio Gomes foi um dos melhores jogadores. Após encerrar a carreira de jogador, passou à função de técnico, onde também alcançou êxito. Ele foi também comentarista de rádio e professor. (Colaboração de Jurandy Neves).