Nem sempre unidosO Brasil tem no caminho, hoje, os nossos irmãos portugueses. Irmãos às vezes unidos, às vezes desunidos. Coisa recente, houve reclamos de tratamentos desiguais por parte dos lusitanos. Deixa para lá. No futebol, não há como comparar a história da Canarinho com a da seleção portuguesa. Mas, como cada jogo tem sua própria história, situemos os argumentos apenas na atual Copa do Mundo. O time luso estreou mal, empatando com a Costa do Marfim. Já contra a Coreia do Norte, enfiou a maior goleada da competição (7 a 0). O Brasil teve dificuldades na estreia (2 a 1 sobre os coreanos), mas cresceu muito na vitória sobre a Costa do Marfim (3 a 1). No aspecto geral, o time de Dunga está mais equilibrado e compacto. Portugal ainda dá sinais de equipe em busca de definição. Avalio melhores chances de vitória para o Brasil.
É o homem
Sem Kaká em campo, Robinho passa a ser a melhor referência brasileira para chegar à vitória. Com a habilidade que tem, deve ser o homem a conduzir, com lucidez, o time ao ataque. Estive na Copa da Alemanha, e lá vi um Robinho sem ser o dono da situação em vista da presença de outros nomes consagrados como Ronaldinho, Ronaldão e Roberto Carlos. Hoje, Robinho me parece amadurecido e consciente de sua importância. Como diria o Galvão Bueno: "Vai que é tua, Robinho".
DetalhesO ídolo maior dos portugueses, Cristiano Ronaldo, tem tido discreta participação na Copa. Nem mesmo na goleada sobre a Coreia do Norte (7 a 0), sua estrela conseguiu o brilho que se esperava. /// Entre os países participantes da atual Copa do Mundo, o Brasil só leva desvantagem diante de dois: França (duas derrotas, uma vitória e um empate) e Portugal (uma derrota). Os franceses já voltaram para casa. Teremos hoje a chance de vingar o revés sofrido em 1996 em Liverpool, na Copa da Inglaterra, quando Portugal ganhou por 3 a 1. Retrospectiva entre seleções principais, de 1956 a 2008: em 18 jogos, 12 vitórias do Brasil, quatro vitórias de Portugal e dois empates. (Dados de Airton Fontenele).
Zé Teodoro na TVHoje, a TV Diário faz debate esportivo ao vivo antes e depois do jogo Brasil x Portugal. Como convidado especial, o técnico do Fortaleza, Zé Teodoro. O apresentador, Sebastião Belmino, conduzirá os trabalhos. Análise sobre a partida, mas também uma projeção sobre o futuro adversário da seleção brasileira nas oitavas-de-final.
Notas e notas
Critérios de desempate na Copa do Mundo, caso haja empate no número de pontos entre duas ou mais seleções: a) Saldo de gols; b) Número de gols marcados; c) Confronto direto; d) Saldo de gols no confronto direto; e) Maior número de gols marcados nos confrontos entre os times envolvidos; f) Sorteio. /// Sou contra sorteio. Justa seria decisão em campo, ainda que tipo o torneio início de antigamente (30 minutos de jogo; se empate, pênaltis).
Traço de uniãoNo futebol, há forte entrelaçamento entre Brasil e Portugal. Prova disse está nos diversos times brasileiros com referências lusas. Caso do Vasco da Gama/RJ, Portuguesa de Desportos/SP, Portuguesa Santista e Tuna Luso do Pará. O hino do Vasco cita o traço de união Brasil/Portugal. Os melhores momentos da Seleção Portuguesa foram sob o comando de técnicos brasileiros. Primeiro, Otto Glória, na Copa de 1966. Depois, Luiz Felipe Scolari.
Recordando1959. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): William Pontes, Alexandre, George, Zezinho, Benício, Carneiro e o técnico húngaro, Janos Tatray. Na mesma ordem (agachados): Carlito, Ivan Carioca, Gildo, Ernane e Expedito Chibata. Desse grupo, já morreram William, Benício e Carlito. O técnico Janos Tatray, firme e forte, mora em Campina Grande. (Colaboração de Jurandy Neves).