Evolução da CanarinhoAmanhã em Johanesburgo a seleção brasileira, como disse o próprio técnico Dunga, terá de melhorar. E melhorar muito. Kaká, por exemplo, terá de esquecer os queixumes da contusão e entrar no ritmo da Copa, assim como já entraram Lionel Messi e Gonzalo Higuaín pela Argentina. O Brasil precisa de Kaká inteiro. O jogo de amanhã certamente será mais fácil para ele, pois a Costa do Marfim, diferente da Coreia do Norte, não poderá estabelecer retranca à moda ferrolho suíço, visto necessitar de pontos, visando a passar para a próxima fase. Se o Brasil apresentar sinais de evolução, a esperança de conquista do hexa será ampliada. Se a Canarinho ficar no padrão mostrado na apertada vitória sobre a Coreia do Norte, o objetivo do grupo estará comprometido. Evoluir, pois, virou imposição para não antecipar a viagem de volta.
Despedida
Hoje, no Castelão, o momento de despedida de Sérgio Alves que exatamente no Ceará coloca um ponto final na sua vitoriosa carreira. Às 20h15, enfrentará o ABC pela Copa do Nordeste. Sérgio deixou a marca de seu talento por onde passou. Assim aqui (Ceará), assim em Natal (ABC), assim em Salvador (Bahia), assim no Rio de Janeiro (Fluminense), assim em Sobral (Guarany), assim por toda parte. Ao Sérgio, a gratidão dos torcedores que tiveram o privilégio de vê-lo em ação.
ObservaçõesA Costa do Marfim, porque precisa pontuar, não poderá ficar o tempo todo atrás. Em momento terá de se expor. Aí certamente facilitará o trabalho da Canarinho. /// Até os ídolos também fazem bobagem em Copa do Mundo. Caso, por exemplo, de Miroslav Klose, da Alemanha, que pediu para ser expulso diante da Sérvia. E foi. Resultado: além da Espanha, que foi surpreendida pela Suíça, a zebra atacou a Alemanha com a vitória da Sérvia por 1 a 0. /// Na seleção brasileira, quem precisa jogar mais é Felipe Melo. Na estreia contra a Coreia do Norte, sua participação foi mediana, bem aquém da que ele pode produzir. /// Gozação dos argentinas contra os brasileiros é comum. Calculem se eles ganharem a Copa.
Memória do futebol cearenseÉ consenso: Mozart Gomes foi o melhor jogador de futebol cearense de todos os tempos. Na foto, a partir da esquerda, Cristiano Santos (do Memofut), Renan Vieira (presidente do Fortaleza) e Saraiva Júnior, que está concluindo o livro sobre a vida de Mozart. A obra mostrará detalhes da carreira desse notável jogador que a todos encantou nas décadas 50/60.
Notas & notas
Segunda-feira, 21 de junho, às 19 hs, no "Boteco" (Av. Antonio Sales, 3177), relançamento do livro "O Brasil em Todas as Copas - Histórias, Curiosidades e Estatísticas - 1930 a 2010", do pesquisador Airton Fontenele. /// Também na segunda-feira, às 8 hs, os cronistas esportivos visitarão o Estádio Presidente Vargas para verificar o andamento das obras de reforma daquela praça. Alano Maia, presidente interino da APCDEC, faz o convite.
HoráriosQuero crer que a Copa do Nordeste, depois a Copa do Mundo, passará a receber maior espaço na mídia. Mas terá de repensar alguns horários que estão sendo usados. Sei que é para desviar dos horários dos jogos da Copa da África, mas ainda assim há extravagância em certas marcações. É bom frisar que a Copa do Nordeste sempre estará sob o brilho maior do Campeonato Brasileiro. Neutralizar isso exigirá habilidade e inteligência dos gestores.
RecordandoEncontro de atuais e ex-jogadores, quando de uma confraternização da Polícia Federal no Clube B-25. A partir da esquerda (em pé): Jonas, Felipe, Mota (ídolo do Ceará), Borges, Jacê, Damião (ex-Gurany e Ceará), Papão e Landim. Na mesma ordem (agachados): veterano Paulo Borges (ex-América e Calouros), Joelson, Vasconcelos, Ivan, Melo e Joacílio. (Colaboração de Jurandy Neves).