A retomada tricolorO Fortaleza começa hoje a retomada de suas atividades oficiais, após recesso em que viu cair sobremaneira a sua fonte de rendimentos. O Santa Cruz/PE está no caminho do Leão na estreia de ambos na Copa do Nordeste. Entendo que o Fortaleza tem time para encarar não apenas o Santa, mas toda a competição, haja vista a qualidade dos jogadores que permaneceram no Pici após o tetra. A base praticamente foi mantida. Saíram jogadores importantes como Eusébio, Gilmak e Betinho, mas estão no Pici atletas que foram essenciais na campanha do título como, por exemplo, Fabiano, Peter, Leomar, André Turatto, Gaúcho, Guto, Coquinho, Bruno de Jesus, Paulo Isidoro e Jonhes. É apenas o início de um projeto maior e mais ousado: a volta à Série B nacional. O momento mais delicado o Leão já superou, ou seja, o período sem jogos oficiais.
A missãoO técnico Zé Teodoro sabe que obstáculos terá de ultrapassar até atingir seu objetivo, ou seja, levar o Leão de volta à Série B. A Copa do Nordeste, que hoje começa para o Leão, tem sua importância no calendário, mas a rigor o alvo principal do Fortaleza será a conquista da Série C, ponte para voltar à segundona brasileira em 2011. Vejo com otimismo a presença tricolor cearense nas duas competições, máxime pelo comando competente de Zé Teodoro. Tem tudo para subir.
O Santa CruzApesar de há muito ter deixado a elite nacional, o Santa Cruz jamais perdeu o charme de ser uma das equipes mais respeitadas do Nordeste. O técnico Dado Cavalcante vem preparando a equipe no modelo 3-5-2. No time, dois jogadores bem conhecidos do´ torcedor cearense porque aqui atuaram: o volante Dedé (também joga de lateral-direito), que brilhou no Ferroviário e no Ceará, e o atacante Joelson, que teve boa passagem no Icasa. No início de um certame como a Copa do Nordeste, fica difícil avaliação precisa a respeito dos concorrentes de outros estados. A maioria passou um período sem jogos oficiais. Assim, à distância, não há como dimensionar o verdadeiro potencial das equipes.
Festa para Sérgio AlvesImaginei Sérgio Alves despedindo-se num Ceará x Corinthians, ante um Castelão superlotado. E deixando ali sua marca de artilheiro. Mas a realidade não permite devaneios assim. Há muito Sérgio parou de jogar. Valerá mesmo a festa no jogo com o ABC (Copa do Nordeste). Afinal, Sérgio segue ídolo dos dois alvinegros, o daqui e o de Natal. Um nome para a história.
Copa do MundoSorte de um, azar de outro. Rúben Amorim, do Benfica, apesar de campeão português 2009/10, tinha ficado fora da lista de Portugal para a Copa. Com a contusão de Nani (Manchester United), que foi cortado, o chamado foi Rúben Amorim. É a vida. /// No site da Fifa, consta matéria segundo a qual o técnico Raymond Domenech vem preparando uma verdadeira "Revolução Francesa". Posso estar enganado, mas não acredito nessa revolução.
ReflexãoA programação da Copa do Nordeste deve ter muito cuidado com os horários dos seus jogos. Não basta fugir apenas das partidas da Copa do Mundo. Veja, por exemplo, a marcação de Ceará x Treze para 20h15 do domingo, dia 13. A partida terminará às 22 horas. É bom lembrar que o domingo por si já oferece mil programas. E à noite a maioria quer mesmo se recolher mais cedo, visando ao trabalho na segunda-feira. Mote para reflexão.
Recordando18 de novembro de 1998. Aí estão o radialista Ricardo Torres e o famoso Rivelino, tricampeão mundial pelo Brasil na Copa de 1970 no México. Rivelino foi ídolo também no Corinthians e no Fluminense. Na época da foto, Rivelino era comentarista e viera a Fortaleza cobrir Brasil 5 x 1 Rússia no Castelão. Goleadores: Élber, Amoroso (2), Rivaldo e Marcos Assunção para o Brasil; Kournokov, para a Rússia.