Matéria-793620

Euforia alvinegra

Mais uma vitória do Ceará. Justa vitória: 1 a 0 sobre o Cruzeiro. Vozão fiel ao modelo tático que vem dando certo: marcação forte e contra-ataques em velocidade. Fez primoroso primeiro tempo, com oportunidades de Fabrício e Anderson. Misael deixou atônita a defesa visitante. Dele as melhores jogadas e o lançamento para o gol de Lopes. No Cruzeiro, Kleber e Tiago Ribeiro presos no bloqueio de Michel e Heleno. O visitante pouco chegou. Na fase final, o Cruzeiro entrou com Pedro Ken e Elicarlos. Melhorou muito. Ken criou boas situações pela direita. Fernandinho, de cabeça, quase empatou. Thiago mandou bola na trave do Ceará. PC Gusmão fez entrar Wellington Amorim. Nada mudou. O Cruzeiro perdeu Wellington Paulista, expulso. Nos minutos finais, o Ceará, com um homem a mais, colocou o Cruzeiro na roda. E ganhou com mérito.

Verdão em alta

Muito boa a recuperação do Icasa na Série B. Aliás, apenas em uma partida o Verdão deixou cair um pouco o padrão. Foi no empate (2 x 2) com o América no Romeirão. Por mais paradoxal que pareça, até nos jogos em que perdeu (Santo André, 2 x 1; Vila Nova, 1 a 0) o time de Flávio Araújo jogou bem. Agora, na 11ª colocação, o Icasa receberá o líder Bahia, amanhã, às 19h30 em Juazeiro do Norte. O Bahia está invicto, com quatro vitórias e um empate. Jogão imperdível.

Liderança à vista

Misael deu show no primeiro tempo. Num momento promoveu festival de dribles desconcertantes. Seu passe para o gol de Lopes foi perfeito. Na fase final não brilhou tanto. /// Irresponsabilidade de Wellington Paulista, que passou apenas sete minutos em campo. Expulso no momento em que mais o Cruzeiro apertava em busca do empate. Matou a reação mineira. /// O Ceará, atual vice-líder, poderá assumir a liderança no dia de seu aniversário, quarta-feira. E dormir líder. Basta ganhar do Avaí. /// Que bela atuação de João Marcos. Perfeito nos dois tempos. O melhor do jogo. /// Kleber, Roger e Thiago Ribeiro apresentaram futebol muito aquém da fama que ostentam. Não souberam sair da marcação.

Confiança na ascensão

Se todo time bom começa com um bom goleiro, o Fortaleza tem Fabiano, sinônimo de segurança. O Leão está no caminho certo para começar a Série C. Pronto, creio, para retornar à B nacional. Superou graves momentos, ganhou o tetra, bateu no Boca, ampliou o número de sócios-torcedores e passou a um discurso otimista. Só falta agora melhorar a receita.

Elenco

Para o nível da Série C, o time do Fortaleza está num patamar muito bom. Quase todo o grupo do tetra está aí: Fabiano, Peter, Leomar, André Turatto, Guto, Coquinho, Bruno de Jesus, Leandro, Bismarck, Gaibu, Paulo Isidoro, Gaúcho e Jonhes. A contratação de Ricardo Baiano, que´ enfrentou o Boca, foi boa. Ele começou indeciso, mas depois ganhou confiança. Ainda terá Tatu. Um grupo assim nas mãos de Zé Teodoro é para acreditar mesmo.

Notas & notas

Confirmado: a Malwee, o melhor time de futsal do Brasil, enfrentará o Sumov no Ginásio Paulo Sarasate no dia 22 próximo, com a presença de Falcão, o melhor jogador do mundo. /// Otimismo do papa Sílvio Carlos: na sexta-feira passada, em apenas um dia, houve a adesão de 90 sócios-torcedores do Leão. Interessados devem ligar 3290.2312. /// Hoje, ao vivo, pela TV Diário, Espaço Jovem x Sumov. Jogão de bola no Ginásio Paulo Sarasate.

Recordando

1959. Ceará numa excursão à Bahia. A foto está estragada, inclusive com um jogador tendo ficado com o rosto encoberto. Mas vale conferir. A partir da esquerda (em pé): Josias, Ivan Carioca, Geraldo, William, Pedão da Bananada, Zezé, George, Hermínio, Janos Tatray, Ernane e Carlito. Na mesma ordem (agachados): Dadá, Valdecir, ? , Expedito. Foto doada por Valdecir. Colaboração de Nonato Holanda.