Matéria-787323

O Vitória em campo

PC Gusmão de olho na tela. O Vitória, próximo adversário do Ceará, enfrenta o Atlético/GO logo mais, às 21h50, valendo vaga na final da Copa do Brasil. O ambiente entre os baianos é de muita confiança. O zagueiro Wallace convocou a torcida: "Venham com fé", disse o jogador. O Vitória precisa vencer por 2 a 0 para ir direto à final da Copa. O Ceará ficará na expectativa, vendo o desgaste do adversário. O resultado de hoje no Barradão determinará que foco terá o Vitória a partir daí. se ganhar, prioridade para a decisão; se assim não for, o Vitória aqui estará com total concentração. Vale frisar: na Série A, o Vitória perdeu para o Palmeiras (1 a 0) e empatou com o Flamengo (1 x 1). Na Copa do Brasil, perdeu o primeiro jogo (1 a 0) para o Atlético/GO. São três jogos e nenhum triunfo. Ainda assim taí o time baiano cheio de entusiasmo.

Papel importante

Misael tem cumprido bem sua missão, máxime quando o modelo ideal se lhe apresenta como, por exemplo, aconteceu na partida diante do Santos na Vila Belmiro. Com espaço à sua disposição, Misael aproveitou bem sua velocidade e dribles fáceis para atormentar o lateral-direito santista. Construiu jogadas e até teve boas chances de finalização. Numa delas, obrigou Felipe a praticar bela defesa. Ao Misael falta apenas aprimorar a finalização. Treino específico nele, amigo.

O retorno

O Fortaleza começará no dia 18 de julho a sua caminhada de volta à Série B nacional. A tarefa não será fácil, mas também não tão difícil como pintam por aí. Na primeira fase, duas vagas para cinco times, que se enfrentarão em turno e returno. Pela tradição, teoricamente maiores chances terão Fortaleza e Paysandu porque levam a experiência de equipes que já estiveram inclusive na elite do futebol brasileiro, ou seja, a na Série A nacional. Mas isso não é tudo. A missão exigirá a montagem de uma equipe competitiva, principalmente para a fase seguinte, quando vigorará o sistema mata-mata, tipo Copa do Brasil. Aí a margem de erro ficará bastante reduzida. Há dois meses para montar a equipe.

Hermético Ceará

Houve um momento em que o Ceará deu sinais de que não suportaria a pressão do Santos. Foi quando Michel saiu e o Peixe danou-se a apertar o Ceará. Nesta parte, lembrei do Heleno que estava fora. Agora, já que cumpriu a suspensão automática, Heleno novamente à disposição. Com ele, a certeza de que o alvinegro mais hermético ficará.

Copa 2010

Ver para crer: o governo da Coreia do Norte contratou mil chineses para claque no Mundial. Como os coreanos do norte são proibidos de sair do país, o jeito foi contratar os chineses. E eles estarão em Johanesburgo, dia 15 de junho, torcendo contra o Brasil. /// Mensagens estampadas no ônibus que conduzirá a Seleção Brasileira na África do Sul: "Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!" E mais: "Veículo monitorado por 180 milhões de brasileiros".

Notas & notas

Sou tradicionalista. Assumo. Detesto quando um time de futebol altera seu uniforme. Para mim, o Vasco não é Vasco sem a faixa diagonal e a cruz de Malta. O Flamengo é rubro-negro (listas horizontais). Andaram inventando alguns uniformes que em nada batem com a tradição. Tem um agora do Vasco, sem a faixa, horrível. E um do Flamengo com azul e amarelo, Deus meu. Nada a ver. Que me perdoem os inovadores com suas invencionices...

Recordando

Estádio Presidente Vargas. Você vê a foto da última reforma ali efetuada. E não mais você verá o PV como aí está. Agora ali estão sendo executadas as obras da nova reforma, que modernizará essa a praça esportiva, visando a Copa 2014. O PV foi inaugurado em 1941, acanhado, com arquibancada, alambrado e cabines de madeira. A primeira vez que fui ao PV foi em 1957. Eu tinha 10 anos de idade.