Cuidado com os cartõesÓtimo festejar a boa estreia do Ceará no mais importante campeonato do país. Mas logo na primeira partida já ficou evidente a necessidade de um elenco de qualidade para futuras intervenções. Explico: só no domingo Geraldo, Careca, Heleno e Michel receberam cartões. Pior até para Heleno que também levou um vermelho. O ritmo da Série A exige postura mais rígida, provocando sequenciadas punições. A ausência de jogadores como os citados poderá comprometer o padrão, caso os substitutos não sejam da mesma cepa. Advertência deve ser feita no sentido de alertar os atletas contra o que costumamos chamar de cartões bobos. O cartão amarelo de Geraldo era perfeitamente evitável. Compreensível o segundo que o Heleno recebeu: matou lance perigoso na reta final. Fica, pois, a advertência. Cuidado, moçada.
Trono vazioTerminou o Campeonato Cearense, a Série A começou e mesmo assim, com tantos jogos, continua vazio o posto de ídolo no ataque do Ceará. Preto poderia ter sido o ungido. Desde que Sérgio Alves aposentou-se, imaginei que Preto, sem a sombra do ídolo por perto, terminaria fixando seu nome na posição de centroavante alvinegro. Mas o Preto, goleador e desinibido do Horizonte, até hoje não conseguiu sua afirmação no time de PC, a despeito de ser bom jogador.
Os meninosOs meninos do Santos, Robinho, Neymar e Ganso, estão muito bem na peça da Seara para a televisão. Coreografia à feição dos dribles em campo. Ótima publicidade. /// A propósito, PC Gusmão já está pensando como fazer para conter o impetuoso time da Vila. /// O gol de Guto, do Icasa, marcado no Santo André, foi o mais bonito do fim de semana que passou. Um golaço do Guto. /// Ferroviário chegou aos 77 anos de existência. Valdemar Caracas, seu fundador, já passou de 100 anos de idade. E o que mais importante: lúcido, muito bem de vida e acompanhando à distância sua cria. /// Já existe apressadinho na crônica do Sul/Sudeste anunciando os que deverão ser rebaixados na Série A.
Realidade tricolor
O renan Vieira, presidente tetra, prega aviso: o Fortaleza somente ficará viável se a adesão ao projeto "sócio-torcedor" ultrapassar a marca de 10 mil participantes. Sem isso, as despesas sempre superarão as receitas, mormente agora sem jogos oficias. Até o momento, não houve também o fluxo de contribuições externas que o presidente esperava.
Folha
Ontem, dia 10, foi a data limite de pagamento do mês de abril. A folha dos jogadores do Fortaleza fica em torno de R$ 250 mil. A folha de gastos com funcionários, manutenção da sede, alimentação, água, energia e demais encargos chega a R$ 350 mil. O próximo jogo do Fortaleza deverá ser no dia 27 de maio diante do Valência da Espanha. Depois, dia 9 de junho diante Santa Cruz pela Copa do Nordeste. Até lá, receita minguada, lembra Renan.
ConvocaçãoHoje, às 13 horas, o técnico Dunga divulgará a lista de convocados para a Copa na África do Sul. Expectativa geral sobre o nome de Neymar, do Santos. Muitos entendem que o garoto não será chamado porque não fez parte do grupo preparado para tal fim. Penso diferente: deve ser chamado quem está pronto no momento certo, ainda que não tenha participado de nenhum convocação anterior. Agora é esperar a posição do técnico Dunga.