Animadora estreia
A vitória do Ceará sobre o Fluminense (1 a 0) foi justa e veio no momento ideal. Saído de uma perda de título estadual, retoma a confiança e parte para enfrentar o Santos. No jogo, o alvinegro começou melhor. Mas poucas foram as chances de parte a parte: exceto o gol de Geraldo, de pênalti, uma com Misael para o Ceará e uma com André Lima para o Flu. Na fase final, o Fluminense, mesmo com um jogador a menos (Cássio fora expulso), subiu, fez pressão e se expôs. O Ceará fechou-se e montou contra-ataque, fazendo entrar Clodoaldo. Mas o Vozão pecou na última bola quando em algumas momentos teve três homens contra três ou dois homens contra dois. Aí não soube matar logo o jogo. E até permitiu que o Fluminense assustasse no minuto final, quando André quase empatou. Na avaliação geral: importante vitória; animadora estreia.
PrazosFerruccio Feitosa, secretário do Esporte do Estado, tranquilizou os desportistas cearenses com relação à visita dos comissários da Fifa que estão vistoriando os estádios escolhidos para a Copa 2014. Há forte pressão da entidade com relação aos prazos. O foco da atual vistoria, liderada pelo espanhol Carlos de la Corte, prende-se mais aos campos de jogo, não incluindo ainda a infraestrutura das cidades. No próximo dia 17 a comissão Fifa estará aqui. E tudo será passado a limpo.
ObservaçõesFiquei na dúvida na hora de escolher o melhor: Anderson ou Michel? Optei por Anderson, que foi perfeito. /// Quanto a Michel, bela partida e o passe perfeito que resultou no pênalti e gol de Geraldo. /// Alô, Geraldo, deixa a paradinha de lado. Você mata do coração a torcida. Viu como é mais fácil fazer de bola direta? /// O técnico Muricy Ramalho aguarda os reforços que pediu. E não é para menos. O Fluminense, para ser time de ponta como ele quer, precisa melhorar muito. /// Arbitragem de Paulo César Oliveira foi boa. O pênalti existiu. A expulsão de Cássio foi correta e também a autorização para nova cobrança (o goleiro adiantou-se). Acho apenas que exagerou nos acréscimos.
Permanência do ZéA importância da permanência de Zé Teodoro no Fortaleza tem tudo a ver com o espírito de liderança e, igualmente, de grupo que ele conseguiu estabelecer no Leão, a ponto de conduzi-lo ao tetra. A tarefa de voltar à Série B exige um treinador assim. A Série C não é fácil como muitos imaginam. Basta ver o que aconteceu e acontece com o Santa Cruz/PE: na D até hoje.
ApertoComo será o nível da Série B deste ano? No sábado, a maioria esperava um Santo André desfilando no Castelão, até porque vice-campeão paulista e por ter conseguido bater no poderoso Santos de Neymar. Mas não foi bem assim. Ganhou do Icasa por 2 a 1, mas o Verdão em boa parte do jogo foi melhor. Vale, porém, lembrar: inaceitável a desídia da prefeitura de Juazeiro com relação ao Romeirão. O Icasa era para ter jogado em Juazeiro. Assim fica difícil fazer futebol.
AlertaNo final do jogo em que o Icasa classificou-se para a Série B, o narrador Francisco de Assis, o Foguinho, fez oportuna advertência. Eu ouvi na época. Ele chamou a atenção para a necessidade de adaptações no Romeirão. Resultado: o tempo passou, a interdição aconteceu e Verdão teve de jogar distante de sua torcida. Castelão é campo neutro. Se o jogo tivesse acontecido no Romeirão, jamais se registraria o minguado público pagante de apenas 481 torcedores.