Salto de qualidadeJuazeiro do Norte inserido no segundo maior grau de importância do futebol brasileiro: a Série B. Exatamente onde lá estavam em 2009 Ceará e Fortaleza. A ascensão do Icasa eleva o polo futebolístico do Cariri que inclui também Crato e Barbalha. Hoje à tarde, no Castelão, o Icasa estreia diante do Santo André. E tem condições de fazer bom trabalho. O técnico Flávio Araújo terá chance de ampliar seu prestígio, ora restrito ao Nordeste. O time que retornou para a Série A cearense tem bons valores: Mauro, Diogo, Juba, Marcelo Mineiro, Dodó, Luis Gustavo, Neto, Junior Xuxa, Panda, Carlinhos, Carlos Alberto, Paulo Victor), Assisinho, Lima. Mas apenas com a sequência dos jogos será possível avaliar o nível dos reforços necessários para encarar a "B" nacional. O salto de qualidade do Icasa foi excelente. Pensar alto deve ser uma constante.
PermanênciaO Ceará iniciará amanhã, no Castelão, diante do Fluminense sua participação na elite nacional. Foram 16 longos anos na fila de espera. Demorou tanto que o time até se acomodara na mesmice, aceitando como normal a eterna permanência na "B". Em 2009, com a chegada de PC Gusmão, o pensar alto instalou-se em Porangabuçu. PC levou o time à Série A. E agora tem a sequência da missão: manter o Ceará na elite. Mais importante que subir é permanecer na Série A.
Sustentar a euforia
O Fortaleza entra no delicado período de "recesso". Nesta fase sem jogos oficiais, o tricolor terá de sacudir a torcida com programação paralela, no sentido de manter a euforia pela conquista do tetra. Nesta parte, ótimo ouvir sugestões de Sílvio Carlos, marqueteiro maior do esporte cearense. Mas a arregimentação de novos sócios-torcedores deve ser apenas um item dentre os que o clube terá como receita. A presença constante de ídolos nos programas de televisão será uma maneira de prender a atenção dos torcedores na divulgação de eventos que venham a ser programados. O Leão não pode deixar arrefecer a euforia decorrente do tetra. Isso até que cheguem os jogos do Leão na Série C.
Mínimo esperadoO objetivo do presidente Evandro Leitão é não deixar transitória a passagem alvinegra pela Série A. Fez contratações que só serão definitivamente avaliadas quando em ação. Tudo o que se disser agora será conjetura. Após a perda do título estadual, o mínimo esperado pela torcida alvinegra é a permanência na elite. Sem isso, 2010 ficará com a sensação de malogro.
CorreçãoOntem cometi equivoco: ia escrever antiga Praça da Bandeira e acabei escrevendo Praça do Ferreira como local do prédio onde funcionava a Rádio Uirapuru em 1965, cuja foto publiquei. O prédio ainda guarda o formado de um rádio e permanece na mesma praça, que agora é chamada de Praça Clóvis Beviláqua. Para ser mais exato, fica na esquina das Ruas Clarindo de Queiroz e General Sampaio. Lá comecei a minha vida profissional no rádio.
MensagensFesta para mães e avós, hoje, a partir de 9h30, no Ceará, em Porangabuçu. Haverá missa, confraternização e distribuição de brindes. /// Do leitor Rodrigo Rodrigues (rodrigorodrigues@hotmail.com): "Foi impressionante a sina de Sérgio Alves em assinalar gols no Fortaleza. Gostaria de saber quantos gols já marcados por ele no Leão, incluindo os feitos com a camisa de outros times". Passo a bola aos pesquisadores e aguardo resposta com dados oficiais.
Recordando
O ídolo Sérgio Alves e o fã Zé Ceará, que mora em Russas. A foto foi batida no dia 27 de março deste ano, quando da visita de Sérgio ao querido município de Russas. Lá, desde a infância, o senhor José Ferreira de Lima é conhecido como Zé Ceará, devido à sua grande paixão pelo alvinegro. O encontro entre o ídolo e o fã foi documentado pelo colaborador Ricardo Torres.