Visita holandesaO PSV Eindhoven está aí. É sempre interessante a presença de time europeu porque rara e de escola bem diferente da nossa. O modelo na Europa é rígido no aspecto tático. A liberdade de criação é limitada. Mas, claro, há exceções. Basta lembrar o famoso Carrossel Holandês, que também foi chamado de Laranja Mecânica e Futebol Total. Nesse time, Neeskens, Krol, Van Hanegen, Jansen, Suurbier, Rep, Rijsbergen, Resenbrink, Haan, Jongbloed e Cruyff davam espetáculo. O PSV é herdeiro de tradição assim. O técnico do Ceará, PC Gusmão, terá ótima oportunidade para analisar o novo time alvinegro, mormente numa situação diferente, ou seja, encarando um futebol jogado em estilo mecânico, aplicado ao pé da letra e que só permite improvisações em casos excepcionais. Boa pedida, pois, para logo mais no Castelão.
O goleiroO goleiro Jefferson, já veterano, talvez não esperasse sua escolha como melhor da temporada. Mas foi eleito sim. Na festa do Sistema Verdes Mares, foram mostradas as grandes defesas que justificaram a preferência pelo desempenho dele. Muita gente entendeu que Fabiano, do Fortaleza, porque na decisão por pênaltis pegou duas cobranças e garantiu o tetra para o Leão, deveria ter sido o escolhido. Mas vale lembrar: a votação foi feita antes do jogo final do certame.
Apoteose
Na premiação dos melhores, promovida pelo Sistema Verdes Mares no La Maison Dunas, o Fortaleza foi alvo de aclamação como era de se esperar. A cada lance tricolor mostrado nos telões, a torcida extravasava seu contentamento. Nos dois pênaltis pegados por Fabiano, os tricolores iam à loucura como se no estádio ainda estivessem. A cada citação do nome de Paulo Isidoro, nova manifestação de aplausos. A cada gol de Betinho, outra festa. Previsível a ocorrência de euforia assim porque o evento foi realizado no embalo efervescente de uma conquista inédita: o tetra campeonato estadual. Renan Vieira não deixou por menos: envolveu-se no clima predominante. E não era para menos.
O Verdão do CaririOs bons tempos voltaram para o Icasa. Depois da queda para a Série B cearense em 2009, ei-lo refeito em todos os sentidos. Motivo simples: ainda em 2009 deu um salto espetacular ao subir para a "B" nacional. Este ano o retorno à elite cearense com uma campanha irreparável. Nesta parte, louve-se o perfeito trabalho do técnico Flávio Araújo.
Novos tempos
Tiradentes de volta à primeira divisão. Houve tempo em que o Tigre encarava com desenvoltura os chamados grandes. Em 1992 até dividiu com Ceará, Fortaleza e Icasa um título de campeão cearense. /// Nova direção de futsal do Fortaleza, que tem à frente o vereador Leonelzinho Alencar, fará amanhã, às 19 hs, no Instituto Jader Alencar (Messejana) a apresentação oficial dos patrocinadores e a nova equipe para o estadual deste ano.
Notas & notas
Hoje, o lançamento do Campeonato Cearense sub-18. Será no Marina Park Hotel às 8h30, num café da manhã. Promoção da Classic e realização da FCF. /// Poucos notaram o bom futebol do lateral-direito do Guarany, Tiago Granja. Embora pouco citado pela imprensa, o desempenho dele no certame foi muito bom. /// Parabéns à equipe técnica da TV Diário que durante todo o campeonato deu show de competência nas transmissões esportivas.
RecordandoDécada de 60. Usina Ceará. A partir da esquerda (em pé): Zezito, Vilanova, Cícero, Pinha, Caçote e Ramos. Na mesma ordem (agachados): Cleto, Luís Garapa, Valdecir, Luís Pepê e Magno. Detalhes: o Usina ficou conhecido como o eterno vice-campeão cearense, pois foi vice em quatro oportunidades: 1962, 1961, 1957 e 1956. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).