Matéria-779838

Esmero e trabalho

O Ceará olha para frente. O PSV, famoso time holandês, é o adversário alvinegro no amistoso internacional de amanhã no Castelão. Interessante experiência diante do rígido modelo tático europeu, antes de estrear domingo na Série A do Brasileirão. Alvinegro com algumas caras novas; outras, nem tanto. Hora de descobrir o perfil que PC pretende dar ao time Série A. As exigências da primeira divisão diferem das cobradas até aqui. A resposta terá de ser dada por Bóvio, Lopes, Tony e companhia. Gente que chega com a missão de elevar o padrão alvinegro. Responsabilidade ampliada para representar o Estado na elite nacional. Domingo começará para o alvinegro uma outra história. Foram 16 anos de espera. O objetivo é ali se estabelecer de forma duradoura. Mas para isso será preciso mais esmero e muito trabalho.

Maturidade

Fase da vida em que o homem ganha serenidade na apreciação dos fatos. Deixa a razão dar a resposta às indagações. Não permite que os impulsos do coração embotem o raciocínio. Medita e toma decisões certas no momento certo. Paulo Isidoro alcançou esse estágio de consciência que dá ao atleta força mental e segurança nos momentos dos maiores desafios. As entrevistas de Paulo Isidoro confirmam cada vez mais sua plena maturidade como ser humano e profissional.

Reconhecimento

Na festa dos melhores do futebol cearense, ontem promovida pelos Sistema Verdes Mares, foi ótimo ver a participação de atletas do Horizonte e Guarany de Sobral. Isso prova também a evolução do futebol em outros municípios cearenses. /// Homenagem mais que justa a prestada a Geraldino Saravá, o maior artilheiro da história do Castelão e do Romeirão. /// Quem ganhou o duelo tático, PC Gusmão ou Zé Teodoro? Ora, amigos, cada um ganhou uma partida. /// Bobeira dará quem não fechar com o zagueiro Erivelton, que brilhou na subida do Ceará para a Série A do Brasileirão. /// Ferroviário não teve nenhum atleta na seleção do campeonato. Acho que o zagueiro Pereira merecia estar na lista.

Afirmação nacional

Júnior Cearense fez belo campeonato. Não raro, citei partidas em que ele se destacou. Parece ter aprimorado qualidades que há muito vinha demonstrando. Lê bem o jogo, cria situações de gol com perfeitas articulações, além de finalizar com precisão de média e longa distância. Agora, no Ceará, terá a chance de ouro para buscar na Série A sua afirmação nacional.

Notas & notas

Desafio tem o Flamengo hoje: quebrar o tabu que vem de 1983, ou seja, o de não passar das oitavas de final da Libertadores. Naquele ano, o Flamengo foi eliminado pelo São Paulo. /// A Alemanha perde dois atletas que iriam à Copa da África: o goleiro Rene Adler e o meio-campista Simon Rolfes. Ambos sofreram contusão. O técnico Joachim Low lamentou muito. /// Luís Torquato avisa: "Esperem um Guarany mais forte ainda no campeonato de 2011".

Sócio-torcedor

Sílvio Carlos, ex-presidente do Fortaleza, pessoa muito querida pela torcida tricolor, aceitou convite de seu amigo, presidente Renan Vieira, para comandar uma campanha, visando a aumentar o número de sócios-torcedores do Leão. Gravações com Ronaldo Angelim serão inseridas na nova campanha. Sílvio entende que a única maneira de ajudar Renan é o torcedor tornar-se sócio. Sílvio aceitou esse desafio como colaboração dele ao amigo Renan.

Recordando

1983. Time do Metalúrgica que fez muito sucesso, representando o Bairro Aeroporto em competições suburbanas. A partir da esquerda (em pé): Aderson, Paulo, Mardini, Moreira, Maurício, Marreira, Amorim, Teixeira e Jurandir (técnico). Na mesma ordem (agachados): Zé Wilson, Ernandes, Marquinhos, Vagner, Tibério, Cel. Borges e Mesquita. (Colaboração de Elcias Ferreira).