Matéria-778304

Nada ganho, nada perdido

O discurso no Fortaleza comporta tudo, menos o "já ganhou". Jogadores, técnico e diretoria rebatem qualquer insinuação de que o tetra está garantido. "Não ganhamos nada", diz Zé Teodoro. O discurso no Ceará é exatamente oposto. Na opinião de PC Gusmão "nada está perdido". Jogadores, técnico e diretoria do alvinegro alimentam a esperança de vitória no tempo normal e nos pênaltis. E não poderia ser diferente. A história há mostrado que não existe título ganho ou perdido por antecipação. Daí a prudência de parte a parte. Quem está mais perto da conquista como o Fortaleza cuida de evitar exagerado otimismo. E quem está mais distante da conquista, no caso o Ceará, cuida de espantar toda espécie de pessimismo. A vantagem do Fortaleza existe, mas terá de ser trabalhada. Um vacilo para mudar o curso da história.

Protagonista

Coquinho foi destaque no jogo passado pela perfeição de aplicação tática na marcação que exerceu sobre Geraldo, principal articulador do Ceará. Colou em Geraldo como se sombra fosse do jogador alvinegro. E não apelou. Marcou limpo. Apenas uma vez teve de usar força um pouco mais excessiva para conter uma investida de Geraldo. Ficam perguntas no ar: terá Coquinho a mesma missão? Se for o caso, obterá o mesmo êxito da jornada anterior? A conferir, pois.

Gols em finais

Rinaldo, autor do gol título de 2007 continua no Fortaleza. /// No bi do Leão em 2008, 4 a 2 sobre o Icasa, fizeram os gols do Fortaleza Tailson, Paulo Isidoro, Osvaldo e Rômulo. Destes, apenas Paulo Isidoro, após um período fora, permanece hoje no Pici. /// Em 2009, a partida final terminou empatada (Ceará 1 x 1 Fortaleza). Como o tricolor jogava pelo empate, ficou com o título. O gol do tri do Leão foi de Marcelo Nicácio. /// Na decisão de 2009, o gol do Ceará (vice) foi de Arlindo Maracanã, que fez 1 a 0. Arlindo passou um período fora, mas retornou a Porangabuçu. Portanto, três goleadores de partidas finais poderão estar em campo hoje: Rinaldo (2007), Paulo Isidoro (2008) e Maracanã (2009).

Protagonista II

Geraldo, o marcado. Na primeira partida ficou em débito com a torcida alvinegra porque não soube sair do bloqueio que lhe foi imposto pelo atleta Coquinho. Desta vez, porém, Geraldo não será apanhado de surpresa. Ele sabe que amanhã terá vigilância especial. Terá então seu talento capacidade para desvencilhar-se da "perseguição"? Taí o desafio.

Quem jogou a final

Súmula da final de 2009: Fortaleza 1 x 1 Ceará. O Fortaleza foi tricampeão com Douglas; Edson, Sílvio e Gilmak; Bismarck, Eusébio, Coutinho (Álvaro), Cleisson e Guto; Nicácio (Luis Carlos) e Wanderley (Sidney). Técnico: Mirandinha. O Ceará jogou com Adílson; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal (Sérgio Alves); Michel, Chicão (Fábio Gomes), Arlindo Maracanã e Geraldo; Alex Gaibu (Misael) e Edu Sales. Técnico: Zé Teodoro.