Matéria-776490

Distância e sentimento

O que separa do tetra o Fortaleza? Resposta simples: um ponto. O que do título separa o Ceará? Dois pontos e vitória nos pênaltis. A avaliação comporta observações. Para alguns, a vantagem do Fortaleza é significativa. Para outros, do ponto de vista estritamente esportivo, a diferença é de apenas um gol, ou seja, se o Ceará fizer um gol a mais que o Leão, tudo estará igualado e o tricolor não mais terá vantagem nenhuma. Variação do ângulo escolhido para a análise. Vale o aspecto psicológico do observador. Situação parecida com a de um casal apaixonado que discorria sobre a distância. O rapaz mais técnico dizia que a menor distância entre dois pontos é uma reta; a moça sentimental rebateu: "não há distância entre os casais que se amam". A situação do clássico é parecida: varia de acordo com o sentimento e o interesse de quem analisa.

Mais próximo

Por mais paradoxal que pareça não foi um atacante ou um meia do Ceará quem mais perto esteve de marcar um gol no Fortaleza no clássico passado. Foi Anderson, bom zagueiro, quem mandou bola na trave tricolor. E o fez de uma forma diferente da de costume: não de cabeça, mas de perna esquerda. Ele tem tido discreta, mas eficiente participação na campanha do Ceará. Será opção de conclusão de cabeça nas bolas alçadas na área tricolor em cobranças de falta ou escanteio.

Por etapas

Se a análise for feita no conjunto, englobando a necessidade total do Ceará, realmente o alvinegro terá de alcançar duas vitórias: uma no jogo; outra nos pênaltis. Se a observação for por etapas separadas, distintas, bastará uma vitória alvinegra no tempo normal para tirar do Fortaleza a vantagem antes obtida. A partir daí haverá o nivelamento e a necessidade tricolor será exatamente igual à do alvinegro, isto é, terá de ganhar nos pênaltis. Colocações assim demonstram como é possível, interessante e divergente o aspecto otimista ou pessimista de quem se ocupa na apreciação dos fatos. Calculem como será a opinião dos que, como os jogadores, estão diretamente envolvidos na questão.

Herói do tetra

No tetra do Ceará o herói foi Tiquinho. Se o Fortaleza for tetra, quem será o herói da conquista tricolor? Quem entrará para a história como autor do novo marco na vida do clube? Pela posição, o atacante Betinho é o mais credenciado. Mas qualquer outro poderá ser o ungido. Se der 0 a 0, o herói do tetra será Paulo Isidoro, autor do belo gol na vitória passada.

No Leão

Poucos recordam, mas Tiquinho, autor do gol que deu o tetra ao Ceará, anos depois atuou também pelo Fortaleza. Tiquinho jogou no tricolor de aço em 1980. Lembro que ele marcou um gol pelo Leão numa partida diante do Santos de São Paulo. /// A propósito, o gol de Tiquinho, o do tetra do Ceará, ganhou contorno inacreditável porque assinalado no último minuto da partida. /// Nunca como agora o Fortaleza esteve tão perto do tetra.

Para refletir

Fico a perguntar se vale a pena alguns gastos absurdos com a construção ou reforma de estádios que serão palco de jogos na Copa do Mundo da África do Sul. Em Nelspruit, milhões de dólares foram aplicados na construção do Mbombela Stadium que será palco de apenas quatro jogos. Da mesma forma, em Polokwane milhões de dólares foram gastos na construção Stadium Polokwane que também será palco apenas de quatro jogos. É brincadeira.