Antes e depoisCada clássico tem sua história. O antes e o depois. Previsões e consequências. Mas na hora do jogo nem mesmo os atletas são capazes de prever o desfecho porque os caprichos do destino são inalcançáveis. A bola na trave, a bola vadia, a sorte, o azar, a incompreensão humana, nervos de aço, nervos de flandres, o medo, a coragem, temores e destemores como elementos de uma peça cujo os autores não sabem como acabar. Contagem do tempo que varia de acordo com a angústia. Os cinco minutos finais para quem está ganhando são uma eternidade; os cinco minutos finais para quem está perdendo são relâmpago. Um gol no início do jogo altera modelos táticos; um gol, se definidor no final do jogo, altera o ânimo, a alma, o coração. Cada clássico tem sua história, impenetrável, imprevisível. Domingo no Castelão não será diferente.
MarcaçãoCoquinho teve talvez o mais importante papel no clássico em que o Fortaleza ganhou por 1 a 0, na abertura da decisão 2010. A tarefa que lhe foi dada, ou seja, a de anular Geraldo, principal jogador alvinegro, exigiu rigorosa aplicação tática. Coquinho rigorosamente cumpriu o dever. Como um fiel cão de guarda, alertava e combatia ao primeiro sinal da presença do irrequieto atacante do Ceará. Coquinho saiu-se muito bem. Resta saber como será a disputa domingo.
Pênaltis
O modelo adotado pelo futebol cearense para definir o campeão de 2010, em caso de igualdade de pontos após as duas partidas finais, foi a série de cobranças de tiros livres da marca de pênalti. Tenho escutado críticas ao critério. Alguns entendem que deveria haver prorrogação. Ora, mas foram os clubes que aprovaram o regulamento. Portanto, sabiam que seria assim e aceitaram. Nada, pois, a reclamar. Creio, porém, que teria sido mais inteligente o critério da prorrogação e, se necessário, pênaltis. Animaria mais a torcida pela oportunidade maior de decisão com a bola rolando. A admissão do "gol de ouro" também teria sido mais interessante. Cabe um repensar para os próximos certames.
A missão
Geraldo, símbolo da transformação alvinegra. Foi ele quem, com seu retorno, fez novamente o Ceará ter brilho e lucidez na meia-cancha. Condutor do Ceará ação/reação. Fez o alvinegro campeão do segundo turno, com muito mérito. Mas agora está sendo chamado a provar algo mais: mostrar que saberá sair da marcação pessoal de Coquinho, que o travou no jogo passado.
Oportunidade rara
O PSV, famoso time holandês, enfrentará o Ceará num amistoso que acontecerá no dia 06 de maio, à noite, no Castelão. O time europeu traz vários jogadores que poderão estar na Copa da África do Sul. Ótima oportunidade para o Ceará avaliar seu potencial diante do forte modelo europeu. O Vozão estreará na Série A nacional já no dia 09 de maio, encarando o Fluminense. Depois, no dia 16, enfrentará o Santos na Vila Belmiro.
Notas & notas
O carismático Franzé Morais, que revolucionou o Ceará quando foi presidente do clube, muda de idade hoje. Será alvo de manifestações de carinho. Parabéns, caro amigo. /// O secretário Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria do Esporte do Estado, deu ordem expressa na qual exige todo zelo do mundo com a conservação do gramado do Castelão. Ele sabe o quanto foi investido para deixar o gramado outra vez entre os melhores do Brasil.