Mumunhas do futebolOlho no clássico. Fortaleza secreto. Ceará nem tanto. Formação alvinegra mais à vista. Pequenos senões que PC Gusmão tenta solucionar. Zé Teodoro esconde o jogo. Revelação apenas momentos antes do início da partida. Lembro agora Dimas Filgueiras quando treinador. Anunciou um time. Na hora de entrar em campo, apareceu formação diferente. Havia um jovem chamado Luciano que não constava da relação antes anunciada. Surpresa. E o Luciano em questão colou num craque do Ferroviário, adversário de então. Fez o que Dimas mandou. Deu-se bem. Mumunhas do futebol. Em 2000, Ferdinando Teixeira, técnico tricolor, mandou recado a Daniel Frasson. Este fez o gol que acabou com o jejum de sete anos sem título do Leão. Quem será o "Luciano" de PC Gusmão? Quem será o "Frasson" de Zé Teodoro? Respostas no domingo à tarde.
Gol da vitóriaGuto vive momento especial no Fortaleza. Firmou-se como titular este ano e terá a oportunidade de novamente enfrentar o Ceará numa decisão. O gol do título do tricampeonato no ano passado pode ser considerado o dele na vitória por 2 a 1 sobre o alvinegro no primeiro jogo. Como na segunda partida houve empate (1 x 1), o seu gol no triunfo no primeiro jogo fez a diferença. Guto superou tudo, inclusive a marcação da torcida que por algum tempo andou lhe pegando pelo pé.
Milhares de técnicos
Nesta época de decisão, aumenta o número de torcedores que julgam saber muito mais que os treinadores. Basta ouvir as emissoras de rádio. Cada torcedor é mais sábio que o outro. Há quem entenda que Misael somente poderá entrar no segundo tempo. Há quem entenda que Gilmak deve ser mantido como zagueiro. Há opinião para todos os gostos. Se os técnicos verdadeiros forem na onda, ficarão loucos. Já no tocante à convocação para a Copa do Mundo, o técnico Dunga ouvirá a cada esquina o nome de Neymar, do Santos. Mas aqui vai uma diferença: Neymar hoje é unanimidade nacional. Bem, em situações assim, o técnico não pode esquecer que a voz do povo é a voz de Deus...
Respeitável zagueiro
Fabrício é sinônimo de garra na zaga do Ceará. Ele fez bonito na campanha em que o alvinegro subiu para a Série A nacional. Fabrício continua firme. Nesta decisão, será de grande valia sua orientação na retaguarda. Detalhe: não raro também faz gols de cabeça, quando vai à área adversária, visando a aproveitar as jogadas aéreas. Respeitável zagueiro.
AlternativasSe PC Gusmão quiser um time mais compacto, vai com Heleno. Se quiser um time saindo melhor ao ataque, vai com Careca. É assim que teoricamente se imagina. /// Se Zé Teodoro quiser um time mais compacto, vai com Coquinho. Se quiser um time saindo melhor ao ataque, vai com Bismarck. Questão é saber qual o momento ideal para utilizar a proposta mais adequada às circunstâncias do jogo. Ora, aí é que vale o dedo do treinador.
Notas & notasHoje, dia da Aviação de Caça, minha homenagem a todos os "Caçadores" na pessoa do Brigadeiro Sabino Freire, piloto de caça que honra a Força Aérea Brasileira. /// Barbosa Pinheiro, presidente da AGAP, pede que ex-atletas listados para a cesta básica compareçam hoje à tarde à sede da entidade, quando haverá a distribuição. /// Árbitro de fora, por dentro: Héber Roberto Lopes. É bom. Não quer dizer que estará livre de equívocos. Deus o proteja.
RecordandoTorneio Início do Campeonato Cearense de 1954. Gentilândia. A partir da esquerda (em pé): Zé Eduardo, Teófilo, Pedrinho Simões, Fernando Sátiro, Célio e Santos. Na mesma ordem (agachados): Bibi, Dedinho, Mauro, Otávio e Bill Rola. Detalhes: na década de 1960, Célio brilhou no Fortaleza, onde ganhou vários títulos estaduais. (Colaboração de Jurandy Neves, residente no Montese.