Preocupação alvinegra
Notei nas manifestações da torcida do Ceará preocupação com o padrão de jogo apresentado na vitória sobre o Guarany na decisão do segundo turno. Na verdade, o time não foi bem. Mas não vi produção tão ruim como muita gente viu. Desde o início, houve pressão total do alvinegro, que exercitou amplo controle da situação. É bom frisar que o adversário não era um time qualquer senão o Guarany, equipe de melhor campanha do certame e finalista dos dois turnos. Na fase final, o erro alvinegro foi não "matar" o jogo, quando o Bugre se expôs todo. O Ceará aceitou aquela indefinição, fato que inquietou a torcida e levantou questionamento. Mas vale uma observação: em decisão de campeonato tudo é imprevisível. Cada jogo tem sua própria história, desvinculada de tudo o que aconteceu antes. Impossível prever o que farão Fortaleza e Ceará.
Preparação secreta
O técnico Zé Teodoro, numa entrevista ao Debate Bola, explicou os motivos que o levaram a fazer de forma reservada os treinamentos do Fortaleza. São experiências que exigem concentração dos atletas no tocante à necessidade assimilação. A presença de gente da imprensa termina por dar publicidade ao que ele quer manter em sigilo. Nesta fase os modelos táticos são mantidos como "segredo de estado". Zé fez questão de dizer que as possibilidades de título para o Pici são boas.
Título do 2º turno"Comemorei só até meia-noite. Aí já veio a atenção relativa à decisão do título com o Fortaleza".Castelo CamurçaPres. do CD do Ceará
Lições de vidaO Guarany de Sobral fez belíssima campanha. Poderia até ter chegado ao título estadual, haja vista a pontuação alcançada. A pior derrota do Bugre foi deixar escapar o título do primeiro turno. Fez 4 a 1 no Fortaleza, mas acabou cedendo o empate. Resultado: foi eliminado nos pênaltis pelo Leão. A partir dali a confiança ficou abalada. Vieram outros problemas como a arbitragem que tirou quatro titulares da final do segundo turno. Situações que impediram o sonho ser campeão 2010.
TrabalhoSobral pode se orgulhar de ter feito trabalho sério no futebol. E tem todo o direito de protestar contra os atos que prejudicaram o Guarany como, por exemplo, a má arbitragem de Cleston Santino. O goleiro Jefferson fez grave protesto após a perda do turno para o Ceará. Só espero que o Luís Torquato não desanime. Se não foi este ano, quem sabe se 2011 não será o do primeiro título estadual de um time do interior em campo, haja vista que no tapetão o Icasa tem um? Que o Bugre siga altivo e forte.
Notas & notasO comportamento pacífico da torcida na decisão do turno entre Ceará e Guarany chamou a atenção do vice-governador Francisco Pinheiro que pede a mesma atitude no clássico Ceará x Fortaleza, domingo, no Castelão. /// Vi emocionante entrevista que Emerson Fittipaldi concedeu ao Galvão Bueno no "Bem Amigos". Emerson chorou quando lembrou sua primeira vitória na Fórmula-1. Motivo: com essa vitória ele garantiu o título de 1970 ao companheiro Jochen Rindt, que havia morrido em Monza.
"A torcida veio em massa e em paz. Um exemplo para a juventude. Que seja assim domingo".Francisco PinheiroVice-governador do estado
RecordandoNão sei precisar a data da foto. A partir da esquerda: Renato Bonfim, Péricles Mulatinho e Zé Lino da Silveira Filho. Renato, conselheiro do Fortaleza, continua firme e forte. Mulatinho, que foi presidente do Fortaleza, morreu há alguns anos. Zé Lino da Silveira, que foi presidente do Ceará e da Federação Cearense de Futebol, também morreu há alguns anos.