Campeão com muito mérito
O placar da vitória alvinegra foi mínimo, mas em nenhum momento o Ceará perdeu o controle do jogo. Foi para cima desde o início, razão da presença de Careca e Misael logo de início. Deu certo: fez 1 a 0 (gol de contra de Tiago Granja) e criou chances de gol com Geraldo, Michel e Misael. Na fase final, o Guarany teve de subir. O Ceará quis matar o jogo nos contra-ataques. Só não o fez logo porque Misael perdeu duas grandes oportunidades. E houve até pênalti desperdiçado: Jefferson pegou a cobrança de Geraldo. O Guarany arriscou ainda mais. O técnico Erasmo Fortes fez entrar Márcio Carioca, Jefferson Maranhense e Netinho. Mas a finalização sobralense praticamente inexistiu. Com Leozinho o Ceará manteve o modelo tático, mas não chegou ao segundo gol. De qualquer forma, justa vitória. Ceará campeão com muito mérito.
EmoçãoO volante Careca chorou após a vitória. Mostrava-se muito emocionado. E fez questão de agradecer a Deus as bênções recebidas neste retorno. Careca teve problemas de contusão durante a temporada e não conseguiu dar continuidade ao trabalho que pretendia. Mas ontem viu coroado o seu esforço para retomar. Correspondeu plenamente. Importante é que Careca alcança boa forma justo na reta final, quando o time vai decidir o campeonato com o Fortaleza.
ObservaçõesO Guarany sentiu demais a ausência dos quatro titulares: Clodoaldo, Marco Túlio, Carlos e Ricardo Baiano. Sem Clodoaldo e Marco Túlio o poder de finalização do Bugre ficou reduzido a quase nada. /// Na minha observação, não houve o pênalti que o árbitro Paulo César Oliveira marcou contra o Guarany. Ao cair, Garrinchinha não teve a intenção de tocar a bola com a mão. Se fosse um árbitro daqui, Deus meu... /// Geraldo foi o maestro do Ceará neste segundo turno. Ontem, no segundo tempo, administrou a situação na hora de gastar o tempo, tocando a bola. /// Jogador importante foi Misael. Além do passe para o gol, criou outras situações. Um dos melhores senão o melhor do jogo.
Firmeza de comando
A história foi repetida: PC Gusmão ditou os caminhos. Ao chegar, pegou o Ceará desarrumado, mas foi definindo situações. Ganhou o segundo turno de forma invicta com uma campanha irrepreensível. Melhor em tudo: número de vitórias, gols marcados e saldo de gols. A firmeza de PC no comando é incontestável. Vai no embalo em busca do título estadual.
É um grude
Quando a bola chega a Clodoaldo encontra aberto um grande amigo. Ali se aninha. E os dois se tratam com tanto afeto que dão ao torcedor belo espetáculo de afinidade. É um grude. Os dois passam então a desfilar em campo como casais em flertes. A bola nos pés de Clodoaldo é diferente de quando nos pés de todos os demais. Ele a trata com amor e ela responde obediente aos afagos do Baixinho. Nova lua-de-mel em Porangabuçu.
Notas & notas
A princesa dos pezinhos, Gabriela de Castro, completa hoje 18 anos. E continua dominando a bola com muita desenvoltura. Festa para ela em Juatama, Quixadá. Gabriela é um doce de pessoa. Parabéns. /// De camarote, o técnico do Fortaleza, Zé Teodoro, anotou tudo o que viu no jogo de ontem. Certamente anotou o modelo tático e alternativas do Ceará, seu adversário na decisão 2010. Viu virtudes e defeitos. Tudo está na prancheta do Zé.
Recordando
Década de 1950. Estádio Presidente Vargas. Ceará 2 x 2 Clube do Remo de Belém/PA. No lance, o gol de Pipiu e o esforço do goleiro visitante, quando, sem êxito, tentou alcançar a bola. Detalhes: alambrado de madeira, arquibancada baixinha lotada. A trave não tinha o acabamento das traves de hoje. Observem os arranjos na junção do travessão com a haste vertical direita. (Colaboração de Nonato Holanda).