Outro lado do BugreQuantas vezes o Guarany ganhou jogos sem contar com o ídolo Clodoaldo? E quantas sem a presença de Ricardo Baiano? Em várias ocasiões o Guará teve substitutos que souberam manter o padrão da equipe de melhor pontuação do "estadual". Jefferson Maranhense, Piva e Márcio Carioca, não raro, atuaram como titulares. Portanto, terão agora condições de novamente exercer o ofício. Valerá aí o conjunto, pois individualmente não há como entender alguém capaz de fazer o que Clodoaldo faz. O outro lado do Bugre é buscar a superação. A lembrança do fracasso na final do primeiro turno ainda está bem vida e certamente servirá de lição para o jogo de domingo. O Guarany está em desvantagem porque decide fora de Sobral. Mas foi no Castelão que ganhou do Ceará (2 a 1) e deu show no Fortaleza, antes de cair pelo deslumbramento.
Elenco
Time que quer ganhar campeonato tem de ter jogadores de qualidade para as devidas substituições. Veja o caso do Ceará. Domingo passado, quando PC fez as alterações, o meia Careca teve a oportunidade de retornar. E, no retorno, a boa constatação: cumpriu muito bem o seu papel, apresentando-se na frente, criando situações de gol e até experimentou concluir forte de fora da área. Resultado: é mais um jogador que retoma a melhor condição justo na reta final.
OpçõesO técnico PC Gusmão outra vez tem o Ceará na mão. Experimentou Jorge Henrique na meia, mas não obteve boa resposta, uma vez que Jorge estava mais para ala. Testou Ernandes na ala. Ernandes até foi bem, mas veio Thyago Fernandes que a todos superou e ganhou a posição. PC encontrou um lugar para Erick Flores. Ou melhor: de tanto jogar bem, Erick obrigou PC a metê-lo no time em nome do talento que não pode ficar fora. Luisinho e Misael são opções que provocam mudanças positivas no transcorrer das partidas. Poderão dizer que são mudanças manjadas, já esperadas. Ora, isso pouco importa se estão correspondendo e ganhando jogos. Dinei gradualmente vai se firmando.
O pacificadorO Fortaleza precisa de muita paz nesta reta final de preparação, visando ao tetra. Se a torcida, que o vaiou no treino, não compreender os apelos de convivência pacífica, certamente dificultará o objetivo do clube. Prejudicar treinamento é impedir o ajuste de linhas. Parabéns ao Alex Gaibu que, com diálogo, melhorou o relacionamento dos atletas com a torcida.
Lições que ficaramO Boa Viagem teve tempo para corrigir o rumo, mas o fez tarde demais quando tentou com Argeu dos Santos. E pagou caro com o rebaixamento. /// Da mesma forma, o Maranguape insistiu no modelo que não estava dando certo. Quando rompeu com Maurílio, não havia mais tempo para reação. Deixar tudo para a última rodada dá nisso. /// Quem soube reagir bem quando esteve a perigo foi o Eudi Assunção. Livrou a tempo o Itapipoca.
SeleçãoConcordo com o Zico, quando ele diz que o garoto Neymar, do Santos, está preparado para a Copa do Mundo e merecia uma chance do técnico Dunga. /// A propósito de Copa, esta será a chance para Kaká assinalar seu talento como o melhor. Até aqui, a despeito de tanta qualidade, ele ainda não fez a diferença pela Canarinho numa Copa. Em 2002, quando se sagrou campeão mundial, jogou apenas 20 minutos. E em 2006 afundou com o time.
RecordandoO ex-goleiro Ivan Roriz, carinhosamente chamado de Ivan Boião, numa foto batida no final da década de 1980, quando presidia a Fábrica de Doces Real. Ivan foi goleiro notável, muitas vezes campeão pelo Ceará e campeão do Norte pela Seleção Cearense em 1954. Quando Gildo, maior ídolo alvinegro encerrou a carreira de jogador, foi trabalhar com Ivan na fábrica de doces. (Acervo de Jurandy Neves).