Definição de rumo
Circunstâncias diferentes marcam Ferroviário x Fortaleza amanhã no Castelão. Os dois tricolores estão fora do G-4, mas ainda com possibilidades no turno. Coincidência pura: nos dois times, crise no relacionamento torcida/treinador. No Ferroviário, o técnico Armando Desessards também tem dificuldades e até discutiu com torcedores na Barra. No Fortaleza, Luiz Müller diz-se cansado das pressões. O Ferrão pareceu-me pusilânime na derrota para o Guarany/S. Notória ausência de brio. Já o Fortaleza faz da garra a aliada certa nas grandes reviravoltas. Armando me parece sereno mesmo quando os comentários lhe são desfavoráveis. Já o técnico Luiz Müller deu sinais de desassossego após a pressão sofrida no jogo passado. No clássico, definição de rumos. O Ferrão, se perder, perderá tudo. O Fortaleza, não. É que o Leão já tem vaga na final.
Reserva e titularO Guarany é favorito diante do Quixadá. Verdade que o Quixinha aprontou peças: ganhou do Ferroviário (2 a 1) e surpreendeu o Itapipoca no "Perilão" (1 x 2). Em compensação, foi goleado pelo Horizonte no jogo passado (3 a 0). No elenco do Bugre, o privilégio de ter um reserva de luxo: Clodoaldo. Aliás, nem sei se posso chamar de reserva quem entra a faz a diferença, mudando a história dos jogos. Por mais paradoxal que pareça, Clodoaldo é titular até como reserva.
Pelo caminhoHorizonte tem situação privilegiada. Pega hoje em casa o lanterna Guarani/J. Depois, fora, o Limoeiro (10º colocado). E fecha, em casa, diante do Maranguape, vice-lanterna. Teoricamente, tudo fácil. /// O Crato, embora esteja no G-4, pegará dois times grandes da Capital: Ceará e Ferroviário. Portanto, tudo mais difícil. E fecha a fase diante do Quixadá no Mirandão. /// O Fortaleza tem apenas um clássico, o de amanhã. Depois, tentará administrar a vantagem diante de times médios, Boa Viagem e Itapipoca. Ao Leão interessa vitória do Ceará sobre o Crato. Os adversários temem que o Leão ganhe vaga no G-4 porque, como time de chegada que é, costuma levar o título ainda que em desvantagem.
O artilheiro morJúnior Cearense é um dos destaques do atual campeonato. Muito da ótima campanha do Horizonte deve-se ao trabalho dele. É o articulador. É o artilheiro mor com 10 gols. É o homem dos chutes potentes de longa distância. É o exímio cobrador de faltas. Repito: até hoje não sei a razão por que Júnior não deu certo nos grandes times daqui.
ObservaçõesMuito bom o goleiro do Crato, Igor Lemos. /// Como estará o trabalho de Sérgio Alves na comissão técnica do Ceará. Não é fácil para o atleta adaptar-se a uma nova função, após pendurar as chuteiras. /// Prestem atenção nos gols marcados por Paulo Isidoro. Todos com o sutil toque do talento. /// André Luís, que já marcou nove gols pelo Horizonte, merece ser olhado com atenção. Fez mais do que muita gente famosa. E promete mais ainda.
Notas & notasO Guarany sobralense terá torcida especial de um casal no jogo com o Quixadá amanhã no Junco. Linhares e Cecília são casados há muitos anos. Os dois aniversariam na mesma data, amanhã, e querem de presente vitória do Bugre. Parabéns. /// Louvável o empenho de Valmir Araújo, presidente do Quixadá. Apesar de ter passado quase todo o certame peregrinando em terras alheias, é o 7º. Pena só na reta final ter tido de volta o Estádio Abilhão.