Matéria-757091

Exibição e goleada

Fato recente, pensei que era brincadeira quando ouvi a informação de que o Santos aplicara 10 a 0 no Naviraiense/MS. Dias depois, novamente uma goleada santista: 9 a 1 no Ituano. Pois o Ceará, sem exagero na comparação, poderia ter aplicado goleada semelhante no Limoeiro. Mas deixou por menos: 4 a 0. O gol de Fabrício, logo aos cinco minutos, assombrou o visitante. Virou jogo de um time só. O Ceará promoveu então um festival de gols perdidos: Geraldo, Dinei, Ernandes, Dinei, Michel (bateu na trave). Dinei, de pênalti, marcou 2 a 0. Na fase final, após outro festival de gols perdidos, Geraldo ampliou: 3 a 0. Finalmente alguém avisou que o Limoeiro estava em campo: Denilson mandou uma bomba na trave do Ceará. Mas não passou disso. Erick, de pênalti, fechou o placar: 4 a 0. Uma exibição do alvinegro líder, cada vez melhor.

Justiça Desportiva

O jurista cearense, Álvaro Melo Filho, participa hoje em Brasília do seminário "Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva". Na oportunidade, ele lançará o livro de sua autoria no qual faz comentários a respeito da nova legislação. Foi intensa e de suma importância a contribuição de Álvaro Melo na elaboração do novo código, principalmente na fase dos debates, quando expôs argumentos fortes, corrigindo situações de desequilíbrio constantes no diploma anterior.

A rodada

A vitória do Guarany na Barra (2 a 0) provou que o Bugre retomou de vez a confiança e parte firme rumo à semifinal. Vitória justa de quem soube se impor dentro do estádio coral. Dois golaços: o de Garrinchinha, de longa distância. E o de Jefferson Maranhense que com um toque sutil encobriu o goleiro, no melhor estilo de Clodoaldo. /// Horizonte, vice-líder, também confirmou a ótima fase. Goleada no Quixadá (3 a 0) ratifica a força ofensiva da equipe que tem agora Júnior Cearense com 10 gols (artilheiro isolado) e André Luís com nove gols. /// Itapipoca ganhou (3 a 1) do Boa Viagem e afastou-se mais da zona de rebaixamento na classificação geral. Agora tem melhor margem para trabalhar.

Superação é a ordem

No Pici, tropeço diante do Ceará faz parte do passado. A história do presente campeonato mostra o poder de superação do Fortaleza. Apesar de ter sido apenas o quarto do G-4, terminou campeão do primeiro turno. Hoje a ordem é ganhar do Guarani/J. O tricolor acredita que novamente chegará ao G-4. E daí ao título arrastão. Na força ofensiva, o talento de Betinho.

Notas & notas

O piloto desportivo, Waldonys, será condecorado hoje com a medalha Bartolomeu de Gusmão. A entrega será às 17 horas na Base Aérea de Fortaleza, nas comemorações do Dia do Especialista de Aeronáutica. Presidirá o ato o Ten Cel Av Ricardo Soares, Cmte da BAFZ. /// Gostei da ideia de dotar o PV de um museu que registrará parte importante da história do futebol cearense. De 1941 a 1972, o PV foi o cenário de todas as grandes decisões.

Ao vivo pela TV

Um jogo que tem grau de importância diferente: Maranguape x Crato, hoje, às 21 horas no Moraisão. O primeiro preocupado com sua situação na parte baixa da tabela; o segundo focado no G-4, por ele frequentado desde o primeiro turno. Maranguape mudou de treinador. Crato perdeu três jogadores fundamentais ao seu esquema de jogo. Cada um com seu problema. A TV Diário transmite ao vivo, a partir de 8h45 da noite.

Recordando

1990. A partir da esquerda: Flávio Peixoto, Marcelo Rocha, Joaquim Gregório, Louralber Monteiro, Leandro Serpa e Batista, ex-dirigente do América quando este era da primeira divisão cearense. Detalhe: Gregório, Louralber e Leandro foram árbitros de grande expressão. Hoje, Leandro preside a comissão de arbitragem do futebol cearense. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).