Frutos de um trabalho sérioPC Gusmão é incrível. No ano passado, pegou o Ceará destroçado. Até passeou pela lanterna da Série B. Terminou classificando o Ceará para a Série A. Este ano o Ceará cometeu imperdoável erro ao não renovar de imediato com PC. Deu-se mal. Desmontaram o time. Nem se classificou para a semifinal do certame cearense. Diretoria teve de render-se diante do óbvio. PC voltou. Andou penando nos primeiros tempos de recomposição da equipe. Já agora é líder. Já agora festeja vitória diante do maior rival. Já agora abre amplas perspectivas de chegar á fase decisiva senão com o time no ponto que deseja, mas bem próximo do que pretende. São os frutos de quem trabalha sério, tem personalidade e sabe o que faz. Como é perseverante, em breve terá novamente o Ceará à imagem e semelhança do que foi na Série B do ano passado.
Compromisso
Misael esteve no Debate Bola (TV Diário). A equipe do programa e os telespectadores o apontaram como o melhor do clássico. Misael falou de seu compromisso com a profissão e com a vida. Jovem de formação evangélica, levou esposa e filho ao programa para mostrar o valor que ele dá à família nesses tempos modernos de tanta desagregação. Sobre o seu futuro no Ceará, Misael demonstrou interesse de continuar em Porangabuçu, mas colocou tudo na vontade de Deus.
Está no lucroA torcida do Fortaleza ficou preocupada com o que viu no clássico. O time, mesmo quando teve um jogador a mais, em nenhum momento foi melhor que Ceará. Antes, com time misto, também perdera para o Horizonte. Mas é bom lembrar que o Leão ainda está no lucro. Os demais brigam por vaga na final. O Fortaleza tem a sua vaga assegurada. Questão é não perder o embalo. Risco há se o Fortaleza não for campeão arrastão. Geralmente quem ganha o segundo turno acaba conquistando o título estadual porque vai no ritmo. Aliás, foi assim que o Fortaleza conquistou o tricampeonato estadual no ano passado. O Ceará ganhara o primeiro turno, mas acomodou-se. Resultado: Leão foi tri no embalo.
Nova geração de treinadoresO técnico Filinto Holanda perdeu apenas uma partida no atual campeonato. Trabalhou na formação do Guarany, de onde saiu invicto para dirigir o Horizonte. O Guarany chegou à final do primeiro turno. Já agora, no comando do Horizonte, Filinto tem tudo para colocar seu time também na semifinal do segundo turno. Faz parte de uma nova geração de treinadores.
Saída em bloco
O Crato ainda está no G-4. Mas sua produção entrou em visível queda livre depois que Djalma, Pedro Neto e Careca deixaram o clube. Se assim continuar, dificilmente permanecerá no grupo privilegiado. A derrota em Sobral foi prova cabal disso. /// A saída de jogadores fundamentais desmancha qualquer esquema. O próprio Ceará assim ficou no primeiro turno quando perdeu Lopes, Erivelton, Geraldo e Mota. Saída em bloco pesa, amigo.
Os técnicosSituação dos treinadores na reta final do turno oscila de acordo com os resultados. /// Maurílio não deu certo no Maranguape. /// Argeu dos Santos voltou cheio de Moral para Boa Viagem. /// Armando Desessards, pressionado, dividiu a torcida coral entre torcedores verdadeiros e falsos torcedores. E até respondeu insultos que recebeu de alguns na Barra. /// Substituir errado na reta final é um dos principais motivos de queda de treinador.
RecordandoSeleção Cearense de 1962, terceira colocada no Campeonato Brasileiro. A partir da esquerda (em pé): ? , Fugita, Janos Tatray, Nilo Sampaio, Aloísio Linhares, William Pontes, Alexandre Nepomuceno, Haroldo Castelo Branco, Charuto, Lucena e Carneiro. Na mesma ordem (agachados): Mesquita, Surubita, Evandro, Baíbe, Carlito, Gildo, Mozart e Expedito Chibata. (Acervo de Jurandy Neves).