Contas a ajustarA maratona de jogos do Fortaleza terá sequência amanhã diante do Crato no Pici. Aparentemente, um jogo como outro qualquer. Mas, na verdade, uma partida com característica especial. No primeiro turno, o Crato humilhou o Leão. Meteu 4 x 0 e deixou prostrada a torcida do Fortaleza. Mas, por mais paradoxal que pareça, começou ali o movimento em prol da retomada. O time do Pici ganhou 10 pontos seguidos (4 x 1 no Quixadá, 2 x 1 no Maranguape, 2 x 0 no Horizonte e 0 x 0 com o Ceará. Apesar de no jogo seguinte ter pedido para o Guarani no Romeirão (2 x 1), o Leão ganhou o clássico diante do Ferroviário (3 x 2). E encaixou mais duas vitórias: 3 x 1 no Boa Viagem e 4 x 0 no Itapipoca no Perilão. Terminou campeão do turno. Mas restou engasgada a humilhação sofrida pelo Leão no Cariri. Portanto, contas a ajustar no alçapão tricolor.
FuturoO atacante Felipe Klein assinalou mais um gol pelo Ferrão. Foi no empate com o Horizonte. Até aí tudo muito simples. O que tem chamado a atenção de todos é a habilidade desse atacante coral, além de sua facilidade nas conclusões. Mesmo quando em situações difíceis, como no gol marcado no Horizonte, Felipe encontra uma maneira de desvencilhar-se da marcação. Se continuar assim, eu não tenho dúvida de que terá no futebol brasileiro um futuro brilhante.
Comportamento
Com raras exceções, presidentes e diretores de clube quase sempre desligam os celulares nem atendem telefonemas no fixo quando o time está em crise. O contrário também é muito comum: celulares e fixos à disposição, dia e noite, quando o time está no auge. É a vida. /// Quando é para pedir nota na mídia, todos estão disponíveis. Mas basta uma interpretação equivocada sobre comentário ou matéria para haver um bloqueio ao trabalho dos cronistas. /// Quando há matéria elogiosa, geralmente há o silêncio por parte do elogiado; quando há crítica ainda que construtiva, o criticado logo contesta, às vezes com educação, às vezes com pedras nas mãos. /// Assim é a vida em todos os segmentos.
Caminho aberto
O atacante Dinei, após a saída de Aloísio, passou a ser a esperança maior da torcida alvinegra quanto à feitura de gols. Recuperado de leve lesão, ele deve aproveitar o momento que lhe é favorável. O jogo de amanhã diante do Guarani, em Juazeiro do Norte, é por demais oportuno para quer buscar afirmação junto à galera alvinegra.
Irritação
A demora na cobrança de falta ou escanteio é absurda no futebol cearense. Talvez a carência de melhor condição física determine a "preguiça" que se observa nessa parte. No futebol moderno, há rapidez em tudo, principalmente para não deixar que o adversário se feche. Aqui acontece o contrário. Há uma "solenidade" antes de cada cobrança. Isso só facilita o trabalho da defesa. A demora que observo chega a ser irritante mesmo.
Notas & notas
Hoje, a partir de 15h45, a TV Diário mostra ao vivo Quixadá x Maranguape, direto do Estádio Pedro Eymar em Morada Nova. Narração de Kaio Cezar, comentários de Sérgio Pinheiro e reportagens de Ana Cláudia Andrade. /// A demora na reabertura do PV tem causado prejuízo grande aos clubes. Jogo médio noturno jamais dará "bilheteria" se em Horizonte ou no Castelão. /// Contratar errado termina sempre no mesmo caminho: demissão em massa.
RecordandoDécada de 70. Uma formação do Ferroviário que não é das mais conhecidas. A partir da esquerda (em pé): Jairo, Arimateia, Carlito, Cleser, Santos e Assis. Na mesma ordem (agachados): Marcos, Edilson Lopes, Brígido, Dudu Caucaia e Jeová. Dá a impressão de ser uma formação mista, com a inclusão de jogadores juvenis. (Colaboração de Elcias Ferreira).