Matéria-743965

Repercussão da conquista

O notável feito do Fortaleza ainda hoje encontra ressonância. Não é todo dia que acontece uma conquista heroica como a de domingo, razão por que não poderia se esgotar em um dia. Mas, a despeito da conquista, não pode passar sem análise o Fortaleza que chegou a ser engolido pelo Guarany em boa parte do jogo. A marcação com Leandro e Coquinho em nenhum momento conseguiu parar as investidas do Guarany. Claro que Gaibu e Paulo Isidoro não são homens de marcação. Clodoaldo passeou livre. Jean e Jonny também com muita facilidade trafegaram nesse setor do Leão. Portanto, situação para ser analisada e corrigida pelo técnico Luiz Muller. A repercussão do feito deu moral ao Fortaleza para as próximas investidas. Mas o Leão ainda precisa de ajustes, visando a evitar vexames como o que passou antes da reviravolta.

Michel Alves

O goleiro do Ceará, Michel Alves, esteve no Debate Bola. Ele é simpático, acessível. Opinou sobre o novo momento alvinegro. Na análise dele, apesar de o time não ter feito bom jogo contra o Itapipoca, tem condições de crescer rápido. Michel fez ver a importância do Ceará como vitrine na Série A, razão por que deve apostar todas as fichas nessa competição, sem esquecer o "Estadual" e a Copa do Brasil. Tudo a seu tempo. Demonstrou elevado senso profissional. Boa sorte.

Mexer com ídolo

O futebol cearense tem coisas incríveis: o Guarany de Sobral possivelmente é o único time que, invicto, demitiu dois treinadores: Felinto Holanda e Neto Maradona. Este começou a se queimar quanto substituiu Clodoaldo. Mexer com ídolo é negócio sério e, muitas vezes, dá um azar danado. Em 2005, o técnico Flávio Araújo tirou o ídolo do Icasa, Alcimar, nos minutos finais da decisão diante do Fortaleza. Resultado: o Leão ganhou o título. /// Coisa recente, o técnico Renê Simões chegou e, na primeira entrevista, descartou o goleiro Adilson, ídolo do Ceará. Resultado: os goleiros contratados foram sofrendo seguidas contusões e/ou papando frangos. Consequência: Renê perdeu o emprego.

Valor de um ala

Guto, ala do Fortaleza, tem sido importante em decisão. Na conquista do tri diante do Ceará, foi dele o gol da vitória após receber passe de Luiz Carlos. Agora, na decisão do turno, dele o gol que incendiou o jogo e levou o Fortaleza à reação, após receber passe de Bismarck (4 x 2). E lembrar que um dia Guto foi barrado por Giba que preferiu Jailson. Deus meu.

Rodada

Hora de saber hoje até que ponto a perda do turno comprometeu a confiança do Horizonte, que hoje enfrenta o Ceará. E até que ponto a perda do turno comprometeu o desempenho do Guarany, que encara o Maranguape. E como o Ferroviário, que enfrenta o Itapipoca, reagirá após a eliminação, embora tenha tido a melhor campanha da fase classificatória. O clássico do Cariri é equilíbrio. Já amanhã Fortaleza vai no embalo pegar o Limoeiro.

Brasil, hoje

A Seleção Brasileira enfrenta a Irlanda logo mais em Londres. O último jogo entre os duas equipes aconteceu já na "Era Dunga", em fevereiro de 2008 em Dublin. Deu Brasil 1 a 0, gol de Robinho. Dos atuais convocados, seis atuaram nesse jogo: Júlio César, Luisão, Gilberto Silva, Josué, Júlio Baptista e Robinho. Também jogou Luís Fabiano, agora cortado por contusão, sendo chamado Grafite, convocado pela primeira vez. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

1981. A partir da esquerda: o notável Paulo Oliveira, fenômeno da comunicação cearense, e o repórter Euri Andrade. Na época trabalhavam na Ceará Rádio Clube. Paulinho chegou a ser repórter esportivo, mas por pouco tempo. Hoje, na Verdinha, Paulo é uma das maiores audiências do Brasil. Euri trabalha na Assembleia Legislativa e na Rádio Globo. (Colaboração do companheiro radialista Mendonça Filho).