Superioridade absolutaÂnimo novo. O Ceará foi buscar no Piauí o início do novo tempo tão desejado pelo técnico PC Gusmão. E fez a festa. Goleou o Picos por 5 a 0, evitou o jogo de volta e encheu-se de confiança para o jogo diante do Itapipoca pelo Campeonato Cearense. Verdade que o Picos mostrou-se frágil em todos os setores. Jamais incomodou o alvinegro. Ainda assim, estrear com goleada na Copa do Brasil, máxime para quem busca ambiente otimista, é motivo de mudança para melhor. PC fez várias alterações e observações. Aloísio deu sinais de que poderá encaixar-se bem no esquema. Leozinho fez sua melhor partida desde que ao futebol cearense voltou. Esley não me pareceu ainda à vontade, mas pode crescer com o grupo. O placar de 5 a 0 (poderia ter sido maior) traduziu a superioridade absoluta do Vozão. Oportuno passo no processo de retomada.
Sem exageroO presidente do Guarany de Sobral, Luís Torquato, está otimista e empolgado com a decisão do turno domingo. Ele solicitou 10 ônibus ao prefeito Leônidas Cristino e solicitou 10 ônibus ao governador Cid Gomes. Luís me disse que estão fretadas todas as topics de Sobral e as que fazem Cariré, Santana do Acaraú, Reriutaba, Mocambo, Frecheirinha, Tianguá, Massapê, Meruoca, Alcântara e Groairas. "Levaremos, sem exagero, mais de três mil pessoas", disse Luís Torquato.
No sufocoO Fortaleza complicou, mas venceu. Ganhou do Tigres por 3 a 2, após padecer sufoco semelhante ao acontecido no primeiro jogo no Rio. O Leão abriu 2 a 0 com Guto e Betinho. Tudo certo para um final sem sustos. Ledo engano. Novamente permitiu a reação do visitante no segundo tempo. O Tigres empatou com Osiel e Gersinho e, pouco antes, metera uma bola na trave em chute de Danilo. Observou-se nitidamente melhor condição do Tigre na fase final. Quando tudo indicava decisão nos pênaltis, eis que aconteceu o gol salvador de Jonhes (3 a 2). Alívio. Leão classificado. Poderia ter evitado o sufoco. Mas, de qualquer maneira, alcançou seu objetivo. Agora vai para a decisão do turno diante do Guarany.
O recado do HorizonteO técnico do Horizonte, Erasmo Fortes, tem feito belo trabalho. Mas a eliminação na semifinal levantou questionamento sobre a excessiva postura defensiva adotada no segundo tempo em Sobral. Horizonte terminou perdendo, quando teve chances de impor no mínimo três gols de vantagem na fase inicial. Em situações assim, deverá ousar mais no segundo turno.
Segundo turnoItapipoca teve início animador no primeiro turno diante de dois grandes: empate (0 x 0) com o Ferrão na Barra e vitória sobre o Ceará (2 a 1) no Perilo Teixeira. Bom resultado também em Sobral (1 a 1). Mas desmoronou diante do Fortaleza: sofreu goleada (0 x 4). Tem time para melhor campanha. /// Quando vejo Ceará x Itapipoca marcado para sábado à noite no Castelão, mais lamento ver o PV ainda fechado. Como faz falta o PV velho de guerra.
Notas & notasAs torcidas organizadas do Guarany preparam caravanas especiais que virão prestigiar a decisão de domingo próximo. A Guaramor, por exemplo, trará 200 componentes; a Guara-Raça trará 120; a Tigres do Cacique, 80. Vão ornamentar de preto e vermelho o setor que ocuparão. /// Cícero Everardo, torcedor do Fortaleza e do Icasa, é o querido aniversariante de hoje. Será alvo de manifestações de afeto. Cícero tem trânsito livre na mídia cearense.
RecordandoDécada de 1980. Tiradentes. A partir da esquerda (em pé): Marreta, Tarcísio, Carlito, Magela, Nilo, Luís Augusto e Adão. Na mesma ordem (agachados): Chico Alves, ? , ? , Nilsinho e Doca. Detalhes: Magela foi campeão pelo Ceará. Doca brilhou no Ferroviário. O massagista Marreta também jogou futebol com boa passagem pelo Ferroviário. (Acervo de Elcias Ferreira).