Componentes especiais
Coisas do futebol. O ano começou com situações bem definidas. O Ceará por cima, haja vista a subida para a Série A; o Fortaleza por baixo em razão da queda para a Série C. Elenco do Ceará qualificado como o melhor do Estado, enquanto o do Fortaleza não passava de um grupo em formação. Agora, após seis rodadas do "Estadual 2010", a realidade é bem diferente da que a maioria da crônica esportiva preconizou: o Ceará vive inquietações de um time (10º lugar) que não decolou, enquanto o Fortaleza experimenta ânimo novo com a reação que o levou ao terceiro lugar. Nada disso, porém, vale para o clássico de amanhã. A rigor, clássico nivela pelos componentes da tradição, da história, do respeito recíproco, da rivalidade, da imprevisibilidade, do momento psicológico de cada um na hora do jogo. Por isso mesmo, clássico maior.
RespeitoNo Ceará, o zagueiro Fabrício é nome que impõe respeito, não obstante a campanha do Ceará permanecer bem abaixo do esperado. Mas Fabrício, pelo espírito guerreiro, mantém intacto o prestígio junto à torcida porque não deixou sequer arranhada a sua imagem de homem de luta, que se entrega à causa com o melhor sentimento profissional. Sua dedicação é exemplo que deve ser seguido pelos demais. Por isso mesmo já diversas vezes elogiado aqui.
Em torno do clássicoAparato de segurança tem de ser reforçado. Vejam o que houve no Ferroviário 1 x 0 Ceará em Horizonte: briga de torcedores. A polícia teve de intervir, batendo mesmo. /// Com Misael, Reinaldo e Jorge Henrique, o Ceará melhorou muito na fase final em Boa Viagem. Mas amanhã Misael estará fora em razão de contusão. /// Gaúcho, Gilmak e André Turatto. Os três sabem cabecear bem. Prova disso: não raro estão na área adversário, concluindo de cabeça com precisão. Não sei a razão por que se confundem tanto quando o Leão leva bolas aéreas na área. Se bem que no jogo passado a defesa tricolor não tomou gol. /// Amanhã, será hora de saber se o Ceará conseguiu resolver seu problema de goleiro.
Momento de afirmaçãoTatu está com a bola toda. Caiu nas graças da torcida, pela simpatia, pelo apelido e pela eficiência demonstrada desde que aqui chegou. Agora buscará afirmação num clássico. Há jogadores que entram para a história porque fazem a diferença nos desafios mais fortes. Se Tatu busca mesmo a consagração, a chance está aí.
CircunstânciasO técnico Renê Simões, se o Ceará ganhar amanhã, recuperará a estabilidade. Ganhar clássico diante do maior rival é sempre motivo de vida longa no clube. /// O técnico Luiz Müller, após conseguir nove pontos seguidos no Estádio Alcides Santos no Pici, ganhou fôlego. Ainda que padeça derrota diante do Ceará amanhã, não estará ameaçado de demissão. /// Se Vavá quiser novamente ganhar de vez os corações alvinegros, basta fazer gol no clássico.
A rodadaHoje, às 16 horas, Horizonte x Boa Viagem com transmissão ao vivo pela TV Diário. /// O artilheiro coral, Rafael, chamará para si todas as atenções amanhã diante do Maranguape no Moraisão. Ele está jogando muito. ///O líder, Crato, pega em casa o Guarany/S. Taí jogo difícil. /// Limoeiro recebe o Quixadá. A propósito, aquele episódio de Limoeiro 0 x 3 Crato ainda dará muito o que falar. /// Itapipoca recebe o Guarani (J). Campanhas parecidas.
Recordando
Década de 90. Encontro de desportistas com o então superintende do Sistema Verdes Mares, saudoso Mansueto Barbosa. A partir da esquerda: Mário Barbosa (na época gerente comercial da TV Verdes Mares, Canal 10), jornalista Sílvio Carlos, Mansueto Barbosa, Francisco Ribeiro (então diretor comercial do Diário do Nordeste) e o saudoso goleiro de futsal, Beto Santana.