O vaivém do futebolNo início do Campeonato Cearense de 2010, logo nas duas primeiras rodadas, imaginei que Guarany de Sobral e Itapipoca seriam as surpresas do certame. O Guarany ganhara do Maranguape e empatara, jogando bem, com o Fortaleza. O Itapipoca empatara com o Ferroviário na Barra e ganhara do Ceará no "Perilo Tixeira". Portanto, o Ita encarara dois grandes da Capital e faturara quatro pontos. Mas as rodadas seguintes mostram um sobe-e-desce que permanece até agora. No lugar de Guarany de Sobral e Itapipoca quem assumiu a condição especial de sensação das disputas foi o Crato, máxime após golear o Fortaleza por 4 a 0. Depois o time do Crato foi submetido a cruel maratona. E por isso mesmo pagou caro pelo desgaste, sofrendo goleada do Horizonte. Ainda assim, o Cratinho de açúcar segue líder. Cheio de graça.
SucessorO Horizonte começou com uma derrota para o Ceará e um empate com o Ferroviário. Deu a impressão de que não repetiria a campanha convincente de outrora. Mas o técnico Erasmo Forte manteve-se tranquilo. A partir da terceira rodada, empreendeu reação: 5 a 3 no itapipoca dentro do "Perilo Teixeira", encarou o Guarany no Junco (1 a 1) e goleou o líder, Crato, por 3 a 0. Assumiu a vice-liderança. Erasmo já faz lembrar o vitorioso Horizonte dos tempos de Argeu dos Santos.
Transição"É preciso trabalhar mais com o grupo. Sacudir mais. Tem de colocar mais o pé".
Renê Simões, Técnico do Ceará
Os goleiros alvinegrosO Ceará contava com três goleiros bons: Lopes, Adilson e Bonan. Mas entrou 2010 sem um goleiro confiável. André Sangalli, que no meu modo de ver jogou bem contra o Ferroviário, desabou em desgraça pelas falhas cometidas nos jogos anteriores. Agora chegou o goleiro Diego, que getilmente compareceu ao Debate Bola (TV Diário). Gostei da conversa com ele. Disse que resolvera não mais ser reserva do Flamengo. Veio em busca de espaço. É jovem e cheio de projetos. Boa sorte.
AnalisandoO atacante Rafael está sendo o mais festejado jogador coral, não apenas pelo golaço que fez, mas pela produção convincente. /// Cauby Chaves, comentarista da Verdinha, entende que está faltando um jogador de ataque do Fortaleza voltar para ajudar a defesa quando houver cobrança de escanteio contra o Leão. Segundo Cauby, falta alguém para vigiar o homem-surpresa. /// O Maranguape mostrou qualidade diante do Fortaleza. Tem crescido de produção. Vai dar muito trabalho ainda.
Notas & notas
O pesquisador Airton Fontenele pergunta se já houve no futebol cearense a demissão de um técnico invicto, tal como foi o agora o caso de Filinto Holanda no Guarany de Sobral. Não sei se houve outro caso semelhante. /// Expectativa sobre a estréia de Rinaldo e Paulo Isidoro no Fortaleza. Certamente tornarão mais insinuante a peça ofensiva tricolor. /// Verdade que Misael e Vavá não jogaram bem contra o Ferroviário. Mas há que se dar um desconto, pois o municionamento pela meia-cancha foi falho.
"Eu quis ajudar o Guarany, mas não deu certo. Vou retomar meu projeto na Áustria".
Filinto Holanda, Ex-técnico do BugreRecordandoO desportista Cristiano Santos na sede na CBF, no Rio de Janeiro, ao lado do troféu da Copa Roca (o primeiro à esqueda dele no alto da estante). É o mais antigo conquistado pelo Brasil . A Copa Roca, disputada entre Brasil e Argentina, foi criada pelo tenente argentino Julio Roca, como incentivo à juventude dos dois países. Criada em 1913, foi realizada pela primeira vez no dia 27 de setembro de 1914.