Maratona do líderHoje, Crato novamente em campo. O líder absoluto, com nove pontos, dá demonstração de muita resistência física, haja vista a maratona que vem cumprindo. No dia 14, viajou a Nova Russas embora a partida com Boa Viagem não tenha sido realizada. Mas houve o desgaste do roteiro Crato/Nova Russas/Crato. No dia 17 (domingo), aplicou 4 a 0 no Fortaleza. No dia 19, terça-feira, ganhou do Itapipoca (1 a 0). No dia 19 (quinta-feira), aplicou 3 a 0 no Boa Viagem em Maranguape. Um vaivém incansável, pois hoje, dia 23, já enfrenta o Horizonte no Domingão. Nenhum outro time foi tão exigido neste início de certame. E conseguiu o notável feito de alcançar a liderança isolada, tendo o maior número de vitórias (3), o melhor ataque (8 gols), a defesa menos vazada (1 gol) e o melhor saldo de gols (7). Não é preciso dizer mais nada.
PressãoO técnico Renê Simões começou a sentir as primeiras pressões da torcida alvinegra. As derrotas para Itapipoca e Maranguape dispararam o sinal de alerta em Porangabuçu. A rigor, o problema não re restrige às derrotas, mas à maneira como estas aconteceram, ou seja, o time não apresentando padrão condizente com o elenco que tem. O campeonato entra na quinta rodada. Portanto, tempo suficiente para o técnico mostrar serviço e não ficar apenas na herança de PC Gusmão.
DesvantagemEm recente visita que fez ao Fortaleza, o ex-presidente Sílvio Carlos, um dos maiores nomes do clube, ficou desapontado com o número de sócios torcedores. Enquanto o Ceará festeja seus 11.000 (onze mil) sócios, o Fortaleza chega apenas aos 2.000 (dois mil) sócios, numa desvantagem flagrante em relação ao elevado número do rival. Para o Papa, só mesmo uma campanha de forte apelo polular poderá reverter a situação ou pelo menos diminuir a desvantagem. Justiça seja feita: se o Sílvio comandar campanha nesse sentido, com a experiência e sensibilidade que ele tem em gigantescas arregimentações, o engajamento da torcida tricolor certamente será imediato. O Papa é mestre nisso.
Sócio-torcedor do LeãoO jornalista Sílvio Carlos mantém sua posição de não retornar ao setor diretivo do Fortaleza, mas admite comandar movimento junto à torcida, visando a aumentar o número de sócios torcedores. Ele conta com seu amigo, Ronaldo Angelim, que inclusive gravou chamada para campanha. Ronaldo já veste a camisa de Sócio-torcedor ao lado do presidente Renan Vieira.
SuperaçãoA despeito das dificuldades já previsíveis no primeiro turno, porquanto o Ceará sequer teve tempo para uma pré-temporada, ainda assim acredito que o alvinegro superará os percalços, haja vista os valores humanos lá disponíveis. Vejam bem: para o nível do certame estadual, o elenco do Ceará está acima do elenco dos concorrentes. Pelo menos essa era a opinião quase unânime da crônica esportiva antes do início do certame. E não vejo razão para mudar.