Matéria-719606

Festa para o novo líder

Descartável etapa inicial. Nem é preciso comentar. Na fase final, o Itapipoca soube ganhar o jogo. Arriscou chutes de longa distância. Deu-se bem. O primeiro recado foi com Júnior Moura que fez Ita 1 a 0. O Ceará sente a falta de um meia que faça esquecer Geraldo. E mais: o ataque sofre com ausência de melhor ligação. Apesar disso, o oportunismo de Vavá empatou. Mas a surpresa ficou reservada a Willer, que, sem ângulo, fez gol incrível (2 a 1). O goleiro André atrapalhou-se todo e a bola entrou. No final, Anderson perdeu grande chance de empatar depois de mandar bola na trave. Destaque do jogo e melhor em campo: Willer. Festa para o novo líder. No mais: Ferrão e Horizonte no empate. Quixinha surpreendeu o Guarani em Juazeiro. Maranguape com primeira vitória. Este certame ainda vai dar muito o que falar.

Estádios

O novo presidente da FCF, Mauro Carmélio, viveu um drama ao ver a possibilidade de o campeonato não começar por falta de liberação dos estádios em razão da falta de laudos técnicos. O último episódio aconteceu ontem com o Estádio Perilo Teixeira, liberado de última hora. Mauro já pregou aviso: para 2011 quem for negligente nessa parte, a praça ficará fora da competição. Está certo o presidente. Tem de apertar o cerco. Não se admite descaso assim com o futebol.

Medida antipática

Forte decepção tive com as medidas restritivas impostas aos profissionais de imprensa que fazem no Pici a cobertura do Fortaleza. Medidas estúpidas, antipáticas e sem respaldo lógico. O estouvado que tomou tal decisão não sabe a diferença entre disciplina e restrição. Organizar é uma coisa; criar embaraços é outra bem diferente. Cobri quatro Copas do Mundo. Em todas, rigorosa disciplina, mas também amplas facilidades para entrevistas e tomadas de imagens. O Fortaleza criou obstáculos desnecessários, contrariando a filosofia do presidente Renan, homem aberto à comunicação. Revogar a decisão é a única maneira de devolver ao clube a sensatez antes existente no relacionamento com a crônica.

Sorrisos e esperanças

O presidente Renan Vieira e o meia Paulo Isidoro felizes da vida pelo acerto que acabou com as mágoas de Paulo e resolveu pendências financeiras do clube para com o jogador. Momento de sorrisos. Mas sorriso mesmo para valer dependerá do resultado de logo mais em Sobral. Jogo difícil, sem favorito, que a TV Diário mostrará hoje, ao vivo, às 20 horas.

Observações

O atacante Niel deixou boa impressão no ataque tricolor, não apenas pelo belo gol que marcou no Limoeiro, mas pela movimentação que teve. /// Alex Gaibu, agora no seu segundo jogo pelo Leão, pode render muito mais. Na estreia foi razoável. /// Bismarck, na sua verdadeira posição, é certeza de melhor trabalho. Improvisado de ala ele joga bem, mas, de qualquer forma, não deixa de ser um atleta deslocado. /// Confiança, Guto.

Guarany forte

O time sobralense confirma a tradição e já começou bem 2010 com vitória sobre o Maranguape. O técnico Filinto Holanda montou time forte com jogadores como Jéfferson, Roberto Baiano, Clayton Surubim, Ricardo Baiano, Jéfferson Maranhense, Piva e Valdir Papel, dentre outros. Luís Torquato sabe arregimentar valores, adequando qualidade com a disponibilidade financeira do clube. A proposta é lutar pelo título e não ser apenas participante.

Recordando

Década de 80. Calouros do Ar, quando ainda era da primeira divisão cearense. A partir da esquerda (em pé): Tarcísio Abelha, Walter, Saraiva, Catita, Girão e Bandeira. Na mesma ordem (agachados): Eli, Batista, Tião, Piauí e Fernando. Hoje, o Calouros do Ar, que foi campeão cearense de 1955, está na terceira divisão, nem de longe lembrando a força que foi nas décadas 50/60. (Acervo Elcias Ferreira).