Matéria-715331

Últimos ajustes

Sábado próximo finalmente a bola voltará a rolar. E, com ela, a chegada da matéria-prima para ocupar espaços que a especulação andou ocupando durante o recesso. Não houve até agora nenhum contratação bombástica. E é melhor mesmo que assim seja. Muitas vezes a contratação bombástica transforma-se num fiasco. Parece ser o caminho mais seguro e adequado apostar nos atletas que chegam discretamente, mas que no íntimo estão dispostos à luta. Jogadores que se revelam no transcorrer do campeonato. Atletas que surpreendem e ganham notoriedade mediante afirmação. Os últimos ajustes estão sendo realizados por todos. Por enquanto há um incógnita com relação às equipes. Possivelmente só após três ou quatro rodadas será possível formar juízo seguro sobre o potencial dos disputantes.

Mais uma vez

O técnico Flávio Araújo começou mais um trabalho no Icasa. Desafio: voltar à elite cearense e fazer bonito na Série B nacional. O treinador confirma sua identificação com o Verdão do Cariri. Foi lá que ele por duas vezes chegou à decisão do Campeonato Cearense da primeira divisão. Perdeu as duas decisões, mas mantém o desejo de um dia conseguir seu intento. Terá de primeiro ganhar a segundona cearense para depois, em 2011, tentar o título principal. Mais uma vez.

Confiança

"Eu voltei porque acredito no Fortaleza e nos seus dirigentes. Vamos retornar à Série B".

Gaúcho
Zagueiro tricolor

Surpresa do interior

Expectativa sobre qual o time do interior tserá a grande surpresa do Campeonato Cearense 2010. O Icasa (agora na segundona), Horizonte e Itapipoca já exerceram esse papel. Este ano, Horizonte começou nova era após o proveitoso período de Argeu dos Santos. O Itapipoca do Eudi Assunção fez bom trabalho de preparação. Mas entendo que o Guarany de Sobral, pelo menos teoricamente, parece ser o mais fadado a todos surpreender. A conferir, pois.

Negligência

A conservação dos estádios cearenses parece não ser o forte dos dirigentes. O Castelão e o PV só agora passarão por reforma completa. /// O Bandeirão, que há alguns anos eu vi tão bonito e limpo em Limoeiro do Norte, passa por graves problemas, não obstante a promessa da prefeitura de lá, que promete recuperá-lo em tempo recorde. /// Quixadá viveu também o mesmo drama. /// Há alguns anos o Guarany teve de jogar fora de Sobral. Ainda bem o Junco está pronto. Uma beleza.

Tríplice coroa

O zagueiro Domingos da Guia, o Divino Mestre, é o único craque brasileiro a conquistar a tríplice corroa, ou seja, três vezes consecutivas campeão por três clubes de países diferentes: Nacional do Uruguai em 1933, Vasco da Gama do Brasil em 1934 e Boca Juniors da Argentina em 1935. Domingos, que morreu no dia 18 de maio 2000 aos 87 anos de idade, foi pai de outro craque notável: Ademir da Guia, ídolo do Palmeiras e da Seleção Brasileira na década de 70. (Dados de Airton Fontenele).

"Estou feliz na nova função. Sou um auxiliar ligado à diretoria. Parei no momento certo".

Sérgio Alves
Ex-atleta

Recordando

Tiradentes em 1969, então integrante da primeira divisão cearense. A partir da esquerda (em pé): Marcelo Rocha, Gilson, Expedito, Batista, Sérgio e Manoelzinho. Na mesma ordem (agachados): Hilton, Edilberto, Sessenta, Luiz Francisco e Marcondes. O Tiradentes foi campeão cearense em 1992 no famoso episódio dos quatro campeões, com Ceará, Fortaleza e Icasa. (Colaboração de Jurandy Neves).