Novos temposAno da graça para o Ceará que tem a alta responsabilidade de representar o futebol cearense no Campeonato Brasileiro da Série A. Novos tempos para o time de Porangabuçu que trabalhará também em outras duas frentes: Campeonatio Cearense e Copa do Brasil. Duros desafios esperam o Vozão. O presidente Evandro Leitão pediu compreensão à torcida no tocante às contratações, pois apenas as fará mediante rigorosa avaliação. No Fortaleza, dois focos especiais: ganhar o primeiro tetra de sua história e voltar para a Série B nacional. O presidente Renan Vieira ficou feliz porque a torcida respondeu positivamente às contratações que o Leão empreendeu na semana passada. O Ferroviário promete surpresas. Há todo um mistério sobre como estará o time coral, segundo a filosofia de Armando Desessardes. Novos tempos estão chegando.
Jeito gaúchoO técnico coral, Desessards, tentará recuperar o prestígio do modelo gaúcho, abalado com o fracasso de Mior no Leão. O gaúcho Desessards é formado em Educação Física - Instituição IPA; Direito - Instituição PUC-RS; Especialização em Treinamentos Esportivo - Instituição IPA. Cursos: Metodologia do Trabalho Técnico/Tático no Futebol - SOGIPA - RS; e Metodologia do Trabalho Tático no Futebol - UFRGS - RS; Planejamento Estratégico no Futebol - IPA - RS. Tem currículo.
Jeito do RenêTempo para conhecer o estilo, mode de ser, de agir, de Renê Simões, novo técnico do Ceará. Sentir sua convivência com com a crônica em geral. Quem o tem elogiado muito é Castelinho Camurça, presidente do conselho deliberativo do Ceará. Castelo diz que Renê é homem lhano. Ótimo. Gosto de técnico chegado ao diálogo. Não gosto de treinador que tenta esnobar, com ar professoral, como se fosse um sábio, melhor e acima de todo mundo. Treinador bom é o que sabe debater no campo das idéias. A propósito, Renê na primeira entrevista criou a maior polêmica ao descartar o ídolo Adilson. Um direito dele como treinador. Mas o argumento para tal decisão não me convenceu. Restou uma nebulosidade.
Um dos titulares da meiana meia-cancha do Ceará, João Marcos teve elevado desempenho em 2009, razão por que ganhou a condição de titular absoluto na conquista da vaga na Série A. Ele formou ao lado de Michel, Heleno e Geraldo o quarteto que deu consistência ao setor, antes uma peça vulnerável. Quero acreditar que, se repetir o mesmo padrão de 2009, não será diferente.
Expectativa
Dos times do interior, qual o mais cotado para surpreender na temporada deste ano? Não me arrisco numa resposta senão depois de algumas rodadas. Não há como acompanhar à distância a preparação. Tenho informações de terceiros, mas isso não permite segura formação de juízo. Estou curioso para ver em ação os três que subiram: Limoeiro, Crato e Guarani de Juazeiro. Daí poderá sair a sensação do certame deste ano. Pelo menos prometem.
Notas & notasO diretor social do Ferroviário, advogado Paulo Quezado, chama a atenção dos torcedores corais para a qualidade de Daniel Paraíba. Segundo Paulo, certamente Daniel será um dos destaques do Campeonato Cearense deste ano. /// O presidente do Ferroviário, Ribamar Soares, é muito discreto. Podem observar que ele somente dá entrevista quando tem mesmo algo especial para dizer. A missão da comunicação está mais com Renato Rocha.
Recordando1996. Ceará no jogo realizado no dia 27 de março no Estádio Olímpico Governador César Cals de Oliveira, em Russas. Partida válida pela semi-final do 1º Turno. América de Russas 0 x 3 Ceará. Gols: Ronaldo e Sergio Alves(duas vezes). A partir da esquerda (Em pé): Ricardo Torres, Giordano, Chico, Branco, Ronaldo, Damião, Airton e Roberto Carlos. Agachados (na mesma ordem): Sérgio Alves, Stênio, Luciano, Rômulo e Marquinhos.