Matéria-713573

Imagens 2009

O ano 2009
vai terminando. Chega o momento da avaliação do que se produziu de bom ou ruim neste período de 365 dias. Sonhos que viraram felicidade. Sonhos que viraram pesadelo. A realidade do esporte que fez rir e fez chorar multidões. A história a registar para a posteriridade fatos que mudaram o rumo dos destinos de cada clube. Curvas e desvios que exigiram de todos competência, perícia, atenção, agilidade. Os mais hábeis triunfaram. Glórias e troféus para os melhores. Os que fraquejaram terão de rever conceitos, elaborar novos projetos e preparar com diginidade a retomada no ano que começa logo mais. Cuidei de exminar os fatos com isenção. Mas, se cometi erros, peço a indulgência do leitor. Se ofendi alguém, foi de forma involutária. Imagens de 2009 vão passando. Que você tenha, sob a bênção de Deus, um Ano Novo muito feliz.

O herói

O cearense
Ronaldo Angelim (cearense não de nascimento, mas de coração, de interação, de sentimento telúrico porque aqui criado desde menino, tendo o Cariri como cenário de sua vida desde a infância) termina 2009 como o mais festejado jogador brasileiro. Um zagueiro acima de todos os atacantes e artilheiros. Seu gol, que deu o título brasileiro ao Flamengo, colocou Angelim no topo da glória. E o imortalizou porque herói da notável conquista rubro-negra.

Tricampeonato

O Fortaleza
foi autor de uma conquiata histórica: o tricampeonato estadual. Fracassou no primeiro turno e deu a impressão de que estava irremediavelmenrte perdido. Numa recomposição, conseguiu dar a volta por cima e ganhou o título. Marcelo Nicácio destacou-se como o artilheiro responsável pela reviravolta tricolor. O presidente Lúcio Bonfim ovacionado. Renan Vieira festejado. Comemoração durou vários dias. O título do Leão foi justo. Pena que no segundo semestre tudo desonerou no Pici. A grave crise, com a queda para Série C nacional, acabou ofuscando a bela conquista tricolor. E o Leão termina 2009, experimentando terrível frustração. Resta-lhe buscar a retomada neste ano que chega.

A apoteose documentada

O Ceará no
momento da grande festa de sua subida para a Série A. O pôster com os heróis. Foto batida no Castelão, que estava superlotado em preto e branco. A conquista eternizada para o álbum de recordações dos alvinegros. Pena que nem todos tenham permanecido para 2010: Lopes, Erivelton, Geraldo e Mota seguiram outros destinos.

Méritos

O anos 2009
assinalou o título estadual da segundona, conquistado pelo Limoeiro, que volta à elite ao lado do Crato (vice) e Guarani de Juazeiro. /// O Ic asa, após o fracasso no estadual, onde foi rebaixado, deu a volta por cima e ganhou com mérito uma vaga na Série B nacional. Feito notável do Verdão. /// Sérgio Alves encerrou sua brilhante e vitoriosa carreira de jogador de futebol. Saiu no momento certo. Ídolo para sempre.

Canarinho

A Seleção Brasileira
, sob o comando de Dunga, realizou 17 jogos (14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota ,Bolívia 2 a 1, em La Paz). Classificou-se para Copa 2010 com três rodadas de antecedência e em primeiro lugar. Ganhou a Copa das Confederações na África do Sul. Utilizou 36 jogadores. O goleiro Júlio César atuou em todos (17 ), Gilberto Silva (16). Goleadores: Luís Fabiano (11 gols) e Nilmar (sete). (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

O cronista Ricardo Torres ao lado de Sérgio Alves. Ricardo é fã de Sérgio e colecionou fotos do ídolo. Certa feita, entregou uma pasta ao próprio Sérgio, contendo matérias publicadas a respeito do jogador, de quem ganhou uma camisa e com quem fez grande amizade. Hoje, Sérgio aposentou-se, enquanto Ricardo trabalha com o cronista Luciano Simões, irmão do ex-jogador Tangerina (velho Tanja).