Matéria-712780

Repercussão tricolor

A reação
da torcida do Fortaleza diante dos oito nomes anunciados por Renan Vieira foi boa. E não poderia ser diferente. Todos sabem das limitações de cofre do Leão. O presidente não poderia fugir da realidade, buscando valores além das possibilidades do clube. Passam a compor no Fortaleza Fabiano, Dedé, Gaúcho, André Turatto, Coquinho, Fábio Recife, Alex Gaibu e Jones. Para quem, há poucos dias, estava sem saber como colocar o time em campo, eis uma nova situação. No Debate Bola (TV Diário), o técnico Luiz Muller disse que precisaria de 10 a 15 reforços. O Renan, ao ouvir isso, ficou inquieto. E explicou: "O problema não é contratar 15 reforços. O problema é contratar 15 reforços de qualidade". Bem, pelo sim, pelo não, oito contratações já foram feitas. Mais da metade pedida pelo treinador. Renan vai arrumando a casa.

Ídolo para sempre

Sérgio Alves
pendurou as chuteiras. Foi inteligente. Saiu por cima, amado pela torcida e tendo seu nome em coro nos estádios. Deixou após campanha onde seus gols foram importantes para pôr o Ceará na Série A, mormente o da vitória no último minuto sobre o Brasiliense. Se Sérgio permanecesse em ação, ficaria a depender de seu sucesso no "Estadual 2010", embora seja o Ceará favorito. Mas ele preferiu não se expor. Ídolo para sempre. Ao lado do eterno Gildo.

Permanência

No Iate Clube
, após a Regata Dragão do Mar, encontrei-me com querido casal, Ana Maria e Franzé Morais. De Franzé, um dos presidentes mais carismáticos que o Ceará já teve, ouvi elogios sobre a maneira de Evandro Leitão, atual presidente alvinegro, conduzir os destinos do clube. Franzé disse não ter dúvida de que Evandro, sensato como é, saberá compor uma equipe capaz de manter o alvinegro na Série A por muitos anos. A única preocupação de Franzé diz respeito à impossibilidade de usar o Castelão totalmente pronto, justo na época em que o Ceará mais poderia faturar no Campeonato Brasileiro. Franzé disse que continuará oferecendo total apoio ao atual presidente do Ceará.

Bravura dos jangadeiros

A Regata Dragão do Mar
ornamentou a enseada do Mucuripe na manhã de ontem e fez o público emocionar-se quando a jangada número três, sob o comando do Mestre Francisco, ganhou a prova ao chegar à Praia do Náutico. O diretor da TV Diário, Roberto Moreira, responsável pela retomada da tradicional competição, anunciou que em 2010haverá dez provas.

Observações

O goleiro
Eduardo, que chegou para o Ceará, ainda foi indicação de PC Gusmão. Então, bem recebido e aprovado por Renê Simões. Ele é alto: tem 1,94m. /// Rômulo até começou bem no Ceará na campanha da Série B. Depois de uma contusão, sumiu. Hora, pois, de mostrar que está plenamente recuperado. /// No Ferroviário, Léo Maranguape e Jorge Mutt chamam mais atenção. Mutt tem nova chance no futebol cearense. Que saiba aproveitar, pois.

Notas & notas

Hoje,
na Capela de Nossa Senhora Mãe, Medianeira de Todas as Graças, na Rua Assunção com a Rua Silva Jardim, missa de quatro anos de saudade do querido Cel. Lindemberg Andrade, piloto que morreu vítima de acidente com helicópetro do Ciopar. Familiares e amigos em oração. /// Hoje, por motivo superior, não foi publicada a coluna escrita pelo jornalista Sílvio Carlos. Mas amanhã Sílvio, o papa, estará de volta com suas informações.

Recordando

Década de 90. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Roberto Carlos, Stênio, Edgar, Da Silva, Aldemir e Wilson. Na mesma ordem (agachados): Sérgio Alves, Damião, Ney, Ronaldo Salviano e Marquinhos Capivara. Desse grupo, apenas Sérgio Alves ainda continuava em ação. Os demais há muito haviam pendurado as chuteiras. (Colaboração de Elcias Ferreira).