Matéria-708909

Começa a era Simões

O novo treinador do Ceará, Renê Simões, chega hoje. Pelo que observei da participação da torcida no Debate Bola (TV Diário), ontem à noite, o nome dele repercutiu bem. Tem grande experiência nacional e internacional. Treinou Portuguesa/SP, Fluminense, Vitória e Coritiba. Também classificou e comandou a Seleção da Jamaica na Copa do Mundo de 1998 na França. Levou a Seleção Brasileira feminina à prata Olímpica 2004. Simões comandou todas as categorias de Seleções em Copas do Mundo da Fifa. Recebeu condecorações da Fifa, do governo do Brasil (medalha Rio Branco) e do governo da Jamaica. Seu currículo é extenso e não caberia neste pequeno espaço. O problema de treinador está resolvido. Agora é esperar pelas novas contratações para a montagem do elenco alvinegro.

Confiança

Conversei com o presidente do Fortaleza, Renan Vieira, a respeito da repercussão junto à torcida, quanto à vinda de Luiz Muller para o comando técnico do Leão. Renan foi incisivo: "Eu trouxe o Luiz Muller porque conheço e confio no trabalho dele. Eu acompanhei tudo o que ele fez como auxiliar técnico e não tenho dúvida de que tomei acertada decisão. Eu não seria louco de trazer uma pessoa incompetente para dirigir o Fortaleza, principalmente em circunstâncias assim".

Posse

"Estou preparado e conto com a ajuda de todos para alcançar as metas traçadas".

Mauro Carmélio
Novo Presidente da FCF

A festa do futebol

No Ideal Clube, sábado passado, houve a posse de Mauro Carmélio na presidência da FCF e, logo em seguida, o lançamento do Campeonato Cearense 2010, que tem o apoio do Sistema Verdes Mares. Há muitos anos eu não via no futebol uma posse tão prestigiada pelos mais diversos e elevados segmentos da sociedade. A visão modernizadora de Mauro promete revolucionar o modo de dirigir futebol em nosso Estado. Tudo altamente profissional. Assim espero. Boa sorte.

A mídia

A cobertura do Campeonato Cearense 2010 fica mais forte ainda com o engajamento geral da mídia. Numa conversa comigo, o diretor da TV Diário, Roberto Moreira, disse que ficou feliz com a presença do notável narrador Júlio Sales. Segundo Roberto, Júlio é um profissional que, pelos anos de batente e pela competência, representava ali a anuência e participação de todas as coirmãs (emissoras) da Capital e do interior. Concordo. Júlio é mesmo uma referência. Feliz a observação do Roberto.

Notas & notas

Admirável e elegante a forma como Sacha Jucá conduz nos bastidores eventos de grande magnitude. Sua percepção é incrível. Antecipa-se aos fatos e evita possíveis deslizes. Observei seu zelo na Festa do Futebol, no Ideal Clube. Ele tem classe. É do ramo. /// Diferença brutal: quando o Campeonato Cearense não era mostrado pela televisão, restringi-a-se ao cenário dos estádios para um público bastante resumido. Hoje, a visibilidade é estadual, nacional e internacional (via Internet pela TV Diário).

"O Ferroviário está fazendo uma preparação criteriosa. E vem aí muito bom. Vai surpreender."

Paulo Quezado
Advogado

Recordando

Década de 70. Recepção no Palácio da Abolição. O então governador Plácido Castelo cumprimenta o atacante do Fortaleza, Erandir, autor do primeiro gol no Castelão. Sílvio Carlos, Wilkson Saraiva e Renato observam. Plácido Aderaldo Castelo nasceu em Mombaça (11.01.1906) e morreu em Fortaleza (17.06.1979). Foi também secretário de Agricultura e Obras Públicas e secretário da Fazenda.